logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE e Sinduscon-CE lançam selo O Acidente Não Compensa

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), em parceria com o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE), por meio da gestão regional do Programa Trabalho Seguro e do Programa Obra Segura, lançam o selo O Acidente Não Compensa, como parte de campanha para combater acidentes de trabalho na construção civil. O evento será nesta segunda-feira (25/4), às 17h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

“A certificação será entregue às empresas que aderirem à campanha, por meio do Programa Obra Segura”, esclarece o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro. Para ele, o Selo é um estímulo para que os empresários adotem ações preventivas e também uma forma de contribuir para a melhoria das condições de trabalho do setor.

Durante o evento, também serão lançadas cinco cartilhas educativas com o objetivo de conscientizar empresários e operários sobre as medidas de segurança e saúde para a prevenção de acidentes. As publicações trazem orientações sobre normas regulamentadoras que regem o ambiente de trabalho da construção civil.

Ainda haverá duas palestras. A primeira, Como Reduzir Custos das Contribuições Sindicais, será ministrada pelo gerente de Saúde e Medicina Ocupacional do SESI, Gustavo Nicolai. Na segunda palestra, o advogado Rafael Arruda fala sobre Responsabilidade Civil/Criminal em Caso de Acidente de Trabalho.

Participarão da solenidade a vice-governadora e embaixadora da campanha, Izolda Cela; o Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Francisco José Gomes; o presidente da Federação das Indústrias, Beto Studart; o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda; além de magistrados, representantes dos sindicatos associados à FIEC e convidados.

Campanhas
A campanha O Acidente Não Compensa prevê realização de palestras, visitas a canteiros de obras, distribuição de material educativo e a veiculação de campanhas publicitárias em rádio e televisão. Tudo com o objetivo de sensibilizar trabalhadores e empregadores do setor da construção civil para redução de acidentes.

Já o Programa Obra Segura, criado em 2012, tem como objetivo minimizar os fatores de risco para os acidentes de trabalho e eliminar as condições insalubres nos canteiros de obra, além de estimular as ações preventivas voltadas à segurança no ambiente de trabalho.