logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Gestão regional do Programa Trabalho Seguro visita Companhia Siderúrgica do Pecém

Dando prosseguimento as articulações com segmentos da sociedade cearense para a conscientização sobre prevenção de acidentes de trabalho, a gestão regional do Programa Trabalho Seguro (PTS) visitou, dia 31 de março, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), no município de São Gonçalo do Amarante. Além de dialogar com administradores e operários, a comitiva do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará conheceu a estrutura do complexo responsável por empregar atualmente mais de 2.800 trabalhadores.

Esse efetivo, de acordo com a gerente-geral do Setor Jurídico da CSP, Daniella Pontes,  representa 83% da mão de obra prevista para o início das operações, no segundo trimestre deste ano. Ainda há previsão de mais 1.200 vagas para empregados terceirizados, além da geração de outros 12 mil empregos indiretos na região. “Um dos compromissos da companhia é dar oportunidade para o maior número possível de profissionais do Ceará”, disse a gerente.

Um dos gestores regionais do PTS, desembargador Francisco José Gomes, falou sobre as ações do Programa criado para combater acidentes de trabalho e os prejuízos causados pelos acidentes. “Todos perdem com o acidente de trabalho. Evitá-lo é impedir que o trabalhador sofra ou morra, que o Estado pague um custo por isso e que o empregador tenha que arcar com indenizações por danos morais e materiais”, enfatizou o magistrado.

Para o juiz do trabalho Carlos Alberto Rebonatto, outro gestor do PTS, embora as estatísticas apresentem elevados números de acidentes registrados no Brasil, o maior objetivo do Programa é alcançar aqueles trabalhadores que a Lei ainda não alcança e que não aparecem nas estatísticas oficiais. Como é o caso dos trabalhadores sem carteira assinada, trabalhadores rurais e servidores públicos, principalmente das áreas da saúde e transporte.

Complexo Industrial
Com investimento da ordem de US$ 5,4 bilhões, a CSP é a primeira usina integrada no Nordeste com capacidade para produzir três milhões de toneladas de placas de aço por ano. Construída em uma área de 571 hectares no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o empreendimento é um dos grandes vetores do desenvolvimento socioeconômico no Ceará.

A implantação da CSP prevê um impacto no PIB Estadual de 12% e de 48% no PIB Industrial, a partir da operação da usina. Com 98,6% de execução total do projeto, a joint venture é constituída pela brasileira Vale (50%), a maior mineradora do mundo em minério de ferro, e pelas sul-coreanas Dongkuk (30%) e Posco (20%), 5ª maior siderúrgica do mundo e a primeira da Coreia.

Também participaram da visita o diretor técnico e de operações do Grupo M. Dias Branco, Sdney Leite dos Santos, o professor de sociologia da Universidade Federal do Ceará, Osmar de Sá Ponte Júnior, além de assessores dos magistrados.