logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Acidente de trabalho mata dois operários em obra da Prefeitura e alerta Getrin7

O desabamento de uma ponte em construção no bairro da Aerolândia, em Fortaleza, ocorrido na noite da segunda-feira (22/2), que resultou na morte de dois operários e feriu outros sete, chamou a atenção dos órgãos que combatem acidentes de trabalho no Estado. O Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro no Ceará (Getrin7), que congrega mais de 40 instituições públicas e privadas, manifestou preocupação com a gravidade do acidente.

Para um dos membros do Getrin7, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará Francisco José Gomes, esse tipo de acidente comprova que os empresários do setor ainda não estão cuidando devidamente da segurança de seus empregados. “Os empregadores da construção civil ainda não estão dando o devido valor à vida de seus trabalhadores”, avalia. Segundo o magistrado, os órgãos responsáveis pelo combate a acidentes de trabalho no Estado tomarão medidas coercitivas para evitar que tragédias dessa natureza se repitam.

Cerca de 30 operários trabalhavam na ponte no momento do desabamento. Todos, funcionários da Rebar Service, empresa responsável por montagem de obras de grande porte e que é subcontratada da Construtora Ferreira Guedes, vencedora de licitação da Prefeitura para a construção de dois viadutos e uma rotatória entre as Avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges, local do acidente.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem no Estado do Ceará (Sintepav), que também integra o Getrin7, manifestou-se por meio de seu presidente Raimundo Nonato Gomes. Na avaliação do sindicalista, o acidente ocorreu devido a uma falha na montagem da estrutura que não suportou o excesso de peso. “A empresa tinha que estar acompanhando a montagem da estrutura. Tomamos conhecimento que não havia nenhum tipo de fiscalização por parte dela”, afirma.

Raimundo Nonato informa ainda que o Sintepav pediu a interdição da obra à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Segundo ele, a entidade não deixará os trabalhadores retornarem ao trabalho até que seja concluído laudo que determine as causas do acidente.

Em nota, o Sindicato da Indústria da Construção Pesado no Ceará (Sincope/CE) lamentou o ocorrido e solidarizou-se com os familiares das vítimas. “As empresas do setor cumprem rigorosamente as leis inerentes à saúde e à segurança no trabalho, que garantem a integridade física dos operários”, diz o texto.

Também em nota, a Construtora Ferreira Guedes, responsável pelas obras, lamentou o acidente e disse que está dando total apoio às vítimas e a seus familiares. A empresa também informa que colabora de forma irrestrita com as investigações sobre o acidente.

Campanha
Um convênio firmado entre o Getrin7, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Ceará e a Federação das Indústrias do Estado irá permitir a realização de campanha de conscientização entre os trabalhadores da construção civil. Durante este ano, as entidades irão promover uma ampla campanha publicitária como forma de sensibilizar trabalhadores e empregadores do setor, que acumula um dos maiores índices de acidentes de trabalho.