logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Sistema desenvolvido pelo TRT/CE é finalista do prêmio e-Gov

O Sistema de Informações Gerenciais (Sigen), desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, é um dos 16 finalistas da 14ª edição do e-Gov 2015. O prêmio é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação e tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo e divulgar ações que visem a modernizar a gestão pública em benefício da população. O resultado será divulgado no dia 07 de outubro, em Salvador.

Jonathan Maia, chefe do setor de projetos da STI do TRT/CE, afirma que a indicação para o prêmio é uma forma de reconhecimento para o Tribunal, único órgão do Poder Judiciário Federal entre os finalistas. “O prêmio é de excelência em governo eletrônico. Então são escolhidos os sistemas que, através da tecnologia, conseguem trazer melhoria de produtividade e uma melhor prestação jurisdicional. Estamos orgulhosos com a indicação”, ressalta.

O Sigen utiliza informações atualizadas até o dia anterior ao pedido, contendo dados sobre tarefas pendentes no PJe, além de informações extraídas do e-Gestão, sistema de estatísticas oficial da Justiça do Trabalho. “Antes, a Corregedoria Regional levava três dias para coletar os dados necessários à correição de uma vara. Com o Sigen, esso processo foi reduzido para três horas”, explica Jonathan.

Devido a sua utilidade, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho fez um estudo técnico preliminar e selecionou o Sigen como sistema a ser integrado ao Processo Judicial Eletrônico. Além disso, a ferramenta já foi adotada pelos TRTs de Minas Gerais e Sergipe, e existe convênio sendo assinado com os regionais da 8ª Região (Pará e Amapá) e da 14ª Região (Rondônia e Acre).

Histórico
Inicialmente com o nome de Correição Virtual, o sistema foi desenvolvido a pedido da então corregedora regional, desembargadora Maria José Girão, com a finalidade de acompanhar dados de gestão e performance das unidades judiciais.  A primeira versão do sistema foi entregue em setembro de 2014. Desde então, ele foi aperfeiçoado e transformou-se em uma fonte de informações para gestores de unidades judiciárias e administrativas.