logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE promove seminário sobre acidentes de trabalho no Nordeste com inscrições gratuitas

O 1º Seminário Nordestino do Programa Trabalho Seguro (PTS), realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), está com inscrições abertas. O encontro irá reunir magistrados, trabalhadores, empregadores, estudantes, advogados, gestores e parceiros do Programa dos nove estados do Nordeste nos dias 10 e 11 de setembro. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

Anualmente, mais de 700 mil trabalhadores são vítimas de acidentes e doenças do trabalho no Brasil. No Nordeste, são cerca de 100 mil trabalhadores acidentados. De acordo com último anuário sobre acidentes de trabalho da Previdência Social, o Ceará aparece em terceiro lugar no ranking dos estados da Região em número de acidentes de trabalho, com 13.845 acidentes registrados. O Estado só está atrás da Bahia e de Pernambuco, com 22.450 e 21.080 acidentes respectivamente.

Apesar da grande quantidade de ocorrências registradas, a gestão regional do PTS afirma que os números apresentados não correspondem precisamente à quantidade real de acidentes. “Os números divulgados não representam a realidade porque nem todos os acidentes de trabalho são comunicados à Previdência Social”, afirma o desembargador Francisco José Gomes.

Preocupados com essa situação, os gestores nordestinos do PTS irão promover um ambiente de debates, estudos e compartilhamento de boas práticas, focado na temática da proteção ao trabalhador. A pauta do evento, segundo os organizadores, leva em consideração as similaridades sociais, econômicas e geográficas dos estados que integram a região Nordeste.

Programação
O evento é organizado pela Escola Judicial do TRT/CE e tem o objetivo de promover a troca de experiências e conjugar esforços para reduzir o número de acidentes de trabalho na Região. No primeiro dia do encontro, serão realizadas palestras sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança do trabalho e também sobre o impacto dos acidentes de trabalho na Previdência Social.

No segundo dia, serão discutidas a contribuição da engenharia de segurança do trabalho nas perícias judiciais, a responsabilidade civil em acidentes de trabalho envolvendo máquinas e equipamentos e também a questão das provas no acidente e no adoecimento. Veja programação completa no site da Escola Judicial do TRT/CE.

Clique aqui e faça sua inscrição.

Serviço
1º Seminário Nordestino do Programa Trabalho Seguro
Local: Auditório da Escola Judicial do TRT/CE
Rua Vicente Leite, 1281, 4º Andar, Aldeota, Fortaleza, CE.
Data: 10 e 11 de setembro, das 8h às 16h