logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Intoxicação aguda por agrotóxicos atinge 30% dos trabalhadores rurais de Limoeiro do Norte e Quixeré

Aproximadamente 99% dos trabalhadores rurais de Limoeiro do Norte e de Quixeré são diariamente expostos a agrotóxicos. Desses, cerca de 30% já apresentaram sintomas de intoxicação aguda. As consequências do uso indiscriminado de defensivos agrícolas e outros temas relacionados ao trabalho no meio rural serão debatidos durante o 1º Seminário Regional Trabalho Seguro no Ambiente Rural, que acontecerá no dia 13 de agosto, em Limoeiro do Norte. A iniciativa é da gestão regional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho do Ceará.

No evento, serão debatidas as consequências da forte presença de empresas de fruticultura para exportação na região do perímetro irrigado de Limoeiro do Norte e Quixeré, objeto de pesquisa do Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (Tramas), da Universidade Federal do Ceará. De acordos com estudos do Núcleo, a taxa de mortalidade por câncer na região é 38% maior do que em outros municípios que não utilizam agrotóxicos. Só em 2015, já foram registrados quatro nascimentos de crianças com problemas de má formação em comunidades próximas a empresas que utilizam defensivos agrícolas.

 “O processo de transformação do trabalhador dessa região em empregado do agronegócio não foi fácil, pois os agricultores locais não estavam preparados para o uso da tecnologia da monocultura, o que inclui uso de máquinas e aplicação de agrotóxicos por meio de tratores e aviões”, explica a coordenadora do Núcleo Tramas, Raquel Rigotto. Ainda segundo a pesquisadora, os trabalhadores da Chapada do Apodi também são submetidos a condições precárias de trabalho, a jornadas extensas e a metas de produtividade extenuantes.

Além das consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos na região, o Seminário também terá palestras sobre direito previdenciário e agricultura familiar e Membros do Ministério Público do Trabalho falarão sobre a atuação do órgão para garantir um trabalho digno no campo. A programação também inclui relatos de auditores fiscais do trabalho sobre o trabalho de fiscalização rural.

De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ceará, de janeiro a junho de 2015 foram lavrados cerca de 308 autos de infração contra empresas que exercem atividades rurais. Segundo o auditor fiscal do trabalho Carlos Eduardo Barreto, as autuações mais frequentes são relacionadas à falta de equipamento de segurança, a ausência de instalações sanitárias, a falta de capacitação dos trabalhadores para lidar com equipamentos agrícolas e o armazenamento inadequado de agrotóxicos.

As palestras e debates do 1º Seminário Regional Trabalho Seguro no Ambiente Rural irão acontecer na faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), que fica na Avenida Dom Aureliano Matos, 2.058, no Centro de Limoeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas previamente no site do TRT/CE ou no dia do evento, a partir das 7h. As vagas são limitadas.

Clique aqui para fazer sua inscrição.