logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa Trabalho Seguro no Ceará prioriza ações preventivas no Dia da Segurança e Saúde no Trabalho

Prevenção foi a palavra de ordem nos diversos eventos realizados pelo Programa Trabalho Seguro no Ceará para lembrar o Dia da Saúde e Segurança no Trabalho, comemorado na terça-feira (28/4). Campanhas, palestras e atos públicos realizados pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará e mais 40 instituições alertaram trabalhadores e empregadores para os riscos dos acidentes de trabalho e mostraram que a prevenção ainda é a melhor forma de evitar acidentes.

“Quanto mais tivermos em mente que prevenir é o caminho, tanto mais eficazes seremos no combate aos acidentes de trabalho”, disse um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargador Francisco José Gomes, durante palestra para trabalhadores de uma das maiores fábricas de biscoitos e massas da América Latina.

A unidade da empresa, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, emprega 4,4 mil trabalhadores e possui uma das mais bem sucedidas práticas de combate a acidentes de trabalho do estado. No diálogo com os trabalhadores e dirigentes da fábrica, o desembagador falou da atuação do Programa e da urgência em reverter os números de acidentes de trabalho no Ceará. “Se conseguirmos salvar uma vida ou livrar um único trabalhador do acidente, já cumprimos nossas missão”, concluiu o magistrado.

Outro gestor regional do Programa, o juiz do trabalho Carlos Alberto Rebonatto, reforçou a mensagem sobre prevenção. “Acidentes não ocorrem por acaso, não existe acidentes fortuitos. Todo acidente é previsível e evitável”, ressaltou.

Os trabalhadores que passaram pelo Centro de Fortaleza, na manhã do dia 28, puderam usufruir de vários serviços. Havia orientações jurídicas, previdenciárias e de segurança no trabalho. Eles encontraram também serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, cadastramento de doador de medula óssea e massoterapia, além de emissão do Cartão Nacional de Saúde e de Carteira de Trabalho e Previdência Social.

As atividades foram desenvolvidas por algumas das 40 instituições públicas e privadas que integram o grupo de trabalho interinstitucional do Programa Trabalho Seguro no Ceará (Getrin 7). O grupo atua desde 2011 com o objetivo de reduzir os números de acidentes de trabalho no estado.

Comunicação: Os gestores regionais do Programa também usaram os diversos meios de comunicação para difundir ações de prevenção de acidentes de trabalho. Jornais, rádios e emissoras de TVs fizeram uma ampla cobertura dos eventos realizados no Dia da Saúde e Segurança no Trabalho. No Castelão, os mais de 20 mil torcedores que compareceram à primeira partida da final do campeonato cearense viram faixas com mensagens educativas circulando pelo estádio.