logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Em palestra no TRT/CE, coordenadora nacional do PJe/JT fala sobre avanços e desafios do sistema

A coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe/JT), Ana Paula Pellegrina Lockmann, proferiu palestra para magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, nesta segunda-feira (23/3). No evento, a desembargadora do TRT de Campinas fez um histórico da implantação do sistema e mostrou as diretrizes e avanços programados para 2015.

“Para se ter uma ideia da grandiosidade do sistema, em três anos de implantação temos mais de três milhões de processos na base de dados do PJe”, informou a magistrada. Todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho já utilizam o PJe/JT e 15 deles estão com o sistema 100% implantado. São 1.229 varas do trabalho funcionando de forma eletrônica, o correspondente a 78% das 1.538 unidades existentes no país. A meta, segundo a coordenadora, é implantar o sistema em 98% das varas até o final do ano.

Com o avanço do Processo Eletrônico, já é possível observar a rápida diminuição do uso de papel. De acordo com as estatísticas apresentadas, em fevereiro de 2013, foram ajuizadas 108,6 mil ações trabalhistas em papel e 37 mil pelo PJe/JT. Em dezembro do mesmo ano, as ações em papel foram superadas pelas eletrônicas em 4 mil. E essa distância vem se acentuando cada vez mais. Em janeiro deste ano, ingressaram 85,2 mil ações trabalhistas por meio do PJe/JT contra 35 mil por meios físicos.

Entre as melhorias previstas para o sistema em 2015, a desembargadora Ana Paula Pellegrina destacou a otimização dos recursos de acessibilidade, a possibilidade de as partes consultarem a íntegra dos processos, acesso redundante à base de dados da Receita Federal e a integração dos Tribunais Regionais com o sistema processual do Tribunal Superior do Trabalho.

Comitê: Mais três membros do Comitê Gestor do Pje/JT participaram da palestra. A juíza do TRT do Rio de Janeiro Gisela Ávila Lutz, o secretário de Tecnologia da Informação e o chefe de Desenvolvimento do Sistema PJe no Conselho Superior da Justiça do Trabalho, respectivamente, Cláudio Fontes Feijó e Herbert Parente.

O Comitê tem o objetivo de gerenciar o desenvolvimento, a implantação e a manutenção do PJe/JT, além de organizar outras ações e projetos de interesse do sistema.