logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil discute avanços e desafios para 2015

O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará sediou a primeira reunião do Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Feeti-CE) do ano de 2015. O objetivo do encontro foi discutir os avanços ocorridos nos últimos anos no combate ao trabalho irregular de crianças e adolescentes e os desafios a serem enfrentados. A reunião foi realizada dia 9 de fevereiro e contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará.

O procurador-chefe do MPT-CE e Membro da Coordenação Colegiada do Feeti-CE, Antonio de Oliveira Lima, destacou os avanços do Ceará no combate ao trabalho infantil nos últimos cinco anos. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o Ceará reduziu os casos de trabalho infantil de 293 mil, em 2009, para 146 mil em 2013. “O Nordeste é a única região onde houve redução em todos os estados e em todas as faixas etárias, entre 2000 e 2010, segundo o IBGE”, destacou.

Para o procurador, apesar da redução de 50% no número de casos, a quantidade de crianças em situação de trabalho ainda é elevada e precisa de atenção e constantes ações de combate.

Com base no Censo 2010, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) resolveu atuar de forma mais efetiva nos municípios que concentram os maiores índices de trabalho infantil. No Ceará, a ação conjunta envolve diferentes órgãos e entidades ligados à saúde, assistência social, conselhos tutelares entre outras áreas. O trabalho é realizado em  65 municípios.

Um dado preocupante diz respeito aos acidentes de trabalho envolvendo crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos de idade. O Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação registrou 57 casos em 2014.

O procurador Antonio Lima destacou a importância da participação da sociedade civil na prevenção e enfrentamento do problema. “Ainda existe muita dificuldade em reconhecer a exploração do trabalho infantil. As pessoas pensam que só há exploração de trabalho infantil quando os pais obrigam a criança a trabalhar”, afirmou.

Para 2015, o Fórum espera reunir todos os setores competentes de cada município e trabalhar para romper as barreiras culturais e a falta de conhecimento da população sobre a violação dos direitos das crianças

Também participaram do encontro representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde, Sociedade para o Bem Estar da Família, Grupo de Apoio a Iniciativas Sociais e da Fundação Pirata Marinheiros.

Com informações do MPT/CE.