logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Última etapa do TJC é marcada por apresentações de alunos

Peças teatrais, vídeos, danças, apresentações musicais e paródias marcaram o encerramento do programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) em 2014. O evento reuniu, na sexta-feira (21/11), cerca de 200 alunos de três escolas profissionalizantes da rede pública de ensino, no auditório da Universidade Christus, em Fortaleza. Os trabalhos apresentados pelos estudantes são o resultado do diálogo com juízes nas escolas, de visitas às varas do trabalho de Fortaleza e dos ensinamentos repassados por professores.

“Hoje estamos colhendo os frutos, porque um dia alguém da nossa associação de juízes resolveu abraçar essa causa: chegar mais perto da sociedade e disseminar noções de Direito, ética e cidadania”, ressaltou uma das coordenadoras do TJC, juíza do trabalho Kelly Porto.

O TJC é uma ação solidária de iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, em parceria com as associações estaduais de magistrados do trabalho e secretarias de educação. Por meio do Programa, juízes, advogados, professores e servidores do Judiciário transmitem noções de Direito, ética e cidadania para estudantes de escolas públicas.

Este ano, foram selecionadas as escolas de educação profissionalizante César Campelo, no Conjunto Ceará, Paulo VI, no Jardim América, e Jaime Alencar, localizada no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza.

A primeira etapa do projeto aconteceu em abril, com a preparação dos professores, coordenadores e dirigentes das escolas. O aprendizado foi realizado durante o 4º Seminário de Capacitação de Multiplicadores, realizado pela Associação dos Magistrados do Trabalho do Ceará. Em seguida, os ensinamentos foram repassados aos alunos.

Em agosto, juízes e servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará foram às escolas dialogar com os alunos. Em setembro, os estudantes retribuíram a visita e foram ao Fórum Autran Nunes conhecer de perto alguns dos serviços realizados pelas secretarias das varas do trabalho da Capital e assistir a audiências.

Números: O TJC atua em mais de 20 estados e já capacitou mais de 5 mil professores, beneficiando mais de 50 mil alunos. No Ceará, o trabalho é realizado desde 2011 e somente este ano foram capacitados cerca de 1.600 estudantes de escolas profissionalizantes.

Veja aqui as fotos das apresentações