logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT-CE participa do III Seminário Internacional sobre Violência contra a Pessoa Idosa

A desembargadora Fernanda Uchôa compôs a mesa de honra de abertura do evento

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), desembargadora Fernanda Uchôa, participou da solenidade de abertura do III Seminário Internacional sobre a Violência contra a Pessoa Idosa nesta quinta-feira (5/6). O evento, que segue até a sexta-feira (6/6), é promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), por meio da Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (CDPPI), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE).

Veja mais fotos aqui.

A finalidade do Seminário é sensibilizar, informar e capacitar profissionais, acadêmicos e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção, identificação e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, a partir do diálogo interdisciplinar e interinstitucional que contribua para a elaboração e fortalecimento de políticas públicas e práticas sociais eficazes na defesa e proteção dos direitos da pessoa idosa.

Entre os temas debatidos estão a atuação das instituições de ensino superior na perspectiva da responsabilidade social de inclusão; políticas reparadoras na defesa e proteção da cidadania; saúde mental da pessoa idosa; educação intergeracional; inclusão digital; judicialização dos direitos da pessoa idosa; entre outras abordagens relacionadas à temática.

A CDPPI do TJ-CE atualmente é presidida pela desembargadora Lira Ramos de Oliveira. Ela compôs a mesa de honra ao lado da presidente do TRT-CE, desembargadora Fernanda Uchôa; do reitor da Universidade de Fortaleza, Randal Pompeu, do presidente do TJ-CE, desembargador Heráclito Vieira; desembargador Emanuel Leite Albuquerque, vice-presidente do TRE-CE; Patrícia de Abreu Viana, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/CE; e da juíza Helga Medved, vice-presidente da Associação Cearense de Magistrados;

Junho Violeta

Em 2011, a Organização das Nações Unidas definiu a data de 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com o propósito sensibilizar a sociedade sobre o tema. A partir de então, foi instituído o Junho Violeta, mobilização que ocorre durante todo o mês. Em caso de violência contra a pessoa, disque 100 e denuncie.