TRT/CE destina 1,16 tonelada de papel para associações de catadores
- Página atualizada em 17/03/2020
O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) destinou no primeiro bimestre deste ano 1,16 tonelada de papel para reciclagem. O gerenciamento adequado dos resíduos faz parte das ações do Núcleo de Responsabilidade Socioambiental (Ecosétima) para assegurar na Justiça do Trabalho do Ceará o cumprimento do Decreto Nº 5.940/2006. Ele determina a separação dos resíduos recicláveis na administração pública federal e a destinação para associações ou cooperativas de catadores.
O material descartado pelo TRT/CE se transformou em renda para famílias de duas associações de Fortaleza: Associação de Catadores Rosa Virgínia, localizada no Parque Santa Rosa, e Associação Maravilha, com sede no Conjunto Planalto Universo. Além de papel, os catadores recolheram 724 cartuchos de impressora e cerca de 20 quilos de alumínio.
Redução: No primeiro bimestre de 2011, o TRT/CE destinou 2,03 toneladas de papel para reciclagem. A redução de aproximadamente 60% no volume de papel descartado é uma das consequências das ações de responsabilidade socioambiental do TRT/CE. Entre as iniciativas que garantiram a economia estão a configuração de impressoras para sempre utilizarem a frente e o verso do papel e o reaproveitamento de folhas utilizado para rascunhos.