logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Exposição fotográfica rememora inauguração da casa-sede do TRT-CE, ocorrida em 1971

Várias pessoas conversando, algumas em pé e outras sentadas, num jardim interno de uma grande casa, com plantas e palmeiras ao fundo. No centro, há fotografias penduradas em expositores e cadeiras. No chão, um tapete vermelho.
Exposição está localizada no jardim interno da casa-sede do TRT-CE

Doze fotografias em preto e branco que retratam a inauguração da primeira sede própria da Justiça do Trabalho do Ceará, ocorrida em 3 de dezembro de 1971. Esse é o conteúdo principal da exposição que a Escola Judicial, a Divisão de Gestão de Memória e o Programa Justiça com Arte do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) lançaram na terça-feira (3/12), no átrio do casarão tema da mostra, situado na Avenida Santos Dumont, Fortaleza. O resgate histórico daquele momento é complementado com recortes de jornais que veicularam a notícia da inauguração e outras informações que contextualizam a situação política, social e cultural da época.

Veja mais fotos aqui.

Dez adultos e duas crianças em pé posam pra foto no átrio de um casarão. Um deles exibe um quadro com uma homenagem ao juiz Ubirajara
Ubiratan, com familiares à esquerda, segura o quadro em homenagem a seu pai, juiz Ubirajara Índio do Ceará, ao lado do des. Paulo Régis e da servidora Cláudia Giovana

Um sarau cultural foi promovido para celebrar o lançamento da exposição e marcar o aniversário de 53 anos do prédio como sede do TRT-CE. Familiares do juiz Ubirajara Índio do Ceará, então presidente do órgão quando da inauguração, compareceram ao evento e receberam um quadro de homenagem ao magistrado, falecido em 1979.

O diretor da Escola Judicial, desembargador Paulo Régis Machado Botelho, destacou a relevância do evento. “Devemos proteger a história das instituições, especialmente desta que é de suma importância dentro do Sistema de Justiça, a Justiça Social por excelência”. 

O magistrado apontou que a aquisição do imóvel pela União marcou também a expansão do município de Fortaleza, que à época concentrava as atividades comerciais, governamentais e judiciárias no Centro. “Esta sede é motivo de orgulho para todos nós, não apenas pela beleza de seu espaço físico, mas principalmente pelas suas decisões e atuação de seus julgadores e servidores, imbuídos da tarefa de entregar justiça a quem a procura”, completou.

Contextualização histórica

Cláudia Giovana, diretora de Memória do TRT-CE, contou a motivação em montar a exposição. “Tínhamos iniciado pesquisas na Hemeroteca Acervos Históricos da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), sobre o Dia do Trabalhador e notícias correlatas sobre a Justiça do Trabalho, no período de 1940 até os anos 2000. Quando chegamos em 1971, encontramos vários textos noticiados nos jornais sobre a primeira inauguração da casa-sede. Tínhamos na nossa reserva técnica 12 fotografias catalogadas da inauguração e, com as informações dos jornais, contextualizamos o período com dados adicionais ligados à política e aos costumes dos anos 70”, explicou.

Diversas autoridades em trajes militares, em pé na frente de uma casarão com enormes colunas clássicas, enquanto hasteiam a bandeira
Numa das fotografias da exposição, é possível ver diversas autoridades em trajes militares, indicando o momento histórico da Ditadura.

Um exemplo da contextualização do período se dá nas duas fotografias do hasteamento de bandeiras, onde é possível ver a presença de muitos militares. “Mesmo os que estavam à paisana, como o governador César Calls, tinham ligação com período da Ditadura Militar (1964 a 1985)”, detalha a memorialista.

Outro destaque do resgate histórico se deu no âmbito musical. “Pesquisamos também o que tocava nas rádios e nos programas de televisão da época. Fizemos um registro sobre o ‘Pessoal do Ceará’ e a premiação do Belchior com a música ‘Hora do Almoço’, no IV Festival de Música Popular Brasileira", comentou.

A pesquisa da contextualização histórica resultou em 24 encartes impressos, que ficaram à disposição para leitura dos presentes durante o sarau, que contou com coquetel e música ao vivo. Veja o conteúdo completo dos encartes aqui.

Casarão inspirado no cinema

Conhecida informalmente como "casa branca", a sede oficial do TRT-CE pertencia anteriormente à Família Jucá. O patriarca, empresário Leonel Jucá, era cinéfilo e apaixonado pelo filme "E o Vento Levou", lançado no Brasil em 1940. Ele teria copiado o layout da fachada da mansão presente na película, apresentando vários estilos arquitetônicos, que vão desde o neoclássico até o árabe.

Em 1972, o prédio recebeu várias obras com o objetivo de promover melhorias físicas. A reforma incluiu a construção de um salão de audiências, auditório, sala da Procuradoria, sala da contabilidade, biblioteca, gabinetes de juízes e a ampliação das principais dependências: sala de sessões, sala de reuniões e salão de recepção. A linha arquitetônica da casa foi mantida e os móveis adquiridos seguiram o mesmo estilo para evitar distorções.

Memórias marcadas na arquitetura

fachada de uma vara do interior, evidenciando as colunas e as balaustradas
Fachada clássica das varas do trabalho do interior tem referência direta com a arquitetura da casa-sede, notadamente nas balaustradas e colunas

O servidor aposentado do TRT-CE Ubiratan Ferreira Lima, filho do juiz Ubirajara, tinha 20 anos na data dos fatos narrados na exposição e foi uma das pessoas presentes na inauguração da sede. No sarau, ele rememorou como viveu aquele momento. “Eu ainda não era servidor do Tribunal, então compareci ao evento como familiar do meu pai. Foi uma festa muito bonita, com ministros, magistrados, governador e outras autoridades cearenses. Naquela época, esta casa tinha um destaque muito grande em Fortaleza, e por isso a inauguração ficou tão marcada na história da cidade e da Justiça do Trabalho”, declarou.

Ao ingressar como servidor do Tribunal, somente dez anos depois do falecimento do pai, o engenheiro fez jus ao apreço pela arquitetura da casa-sede. Fundou o setor de Engenharia do TRT-CE e, junto com sua equipe, coordenou a criação do projeto arquitetônico das varas do trabalho do interior. “Eu procurei fazer seguindo o mesmo estilo da casa-sede, com as balaustradas e colunas, para que, quando uma pessoa chegasse a uma cidade do interior, pudesse identificar visualmente que ali era um prédio da Justiça do Trabalho do Ceará, em referência à arquitetura do prédio da capital”, revelou o engenheiro.

Serviço
Mostra Fotográfica "Foi em 3 de dezembro de 1971"
Local: átrio da casa-sede do TRT-CE
Endereço: Av. Santos Dumont, 3.384, Aldeota
Aberta à visitação em geral até 13 de dezembro
Horário: 7h30 às 15h30