logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Apada é contratada para serviço de higienização de acervo do Fórum Autran Nunes

Ana Virgínia e juíza Ivânia Silva Araújo reunidas com profissionais da Apada
Ana Virgínia e juíza Ivânia Silva Araújo reunidas com profissionais da Apada

A Justiça do Trabalho do Ceará contratou a Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo (Apada) para serviço de higienização dos acervos da Guarda Permanente do Fórum Autran Nunes. Essa ação, iniciada em 1° de outubro, visa limpar documentos que foram afetados pelas obras recentes nas dependências dos prédios que abrigam as 18 varas do trabalho da capital cearenses. O trabalho é coordenado pela Divisão de Gestão Documental.

 O serviço conta com a participação de sete trabalhadores com deficiência auditiva. Eles irão trabalhar com 3.480 caixas com processos e documentos judiciais recolhidos à guarda permanente, em função da Resolução CNJ 324/2020.

Ana Virgínia, diretora da Divisão de Gestão Documental, relata que “essa contratação é fundamental para a preservação do patrimônio arquivístico, histórico e da memória institucional, além de promover uma significativa melhoria ambiental para os servidores e terceirizados que atuam nestes espaços”. Ela destaca, também, que essa medida está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 10 da ONU - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Profissionais da Apada reunidos
limpeza visa melhoria do ambiente dos acervos, a fim de retardar a degradação dos materiais

A diretora do Fórum Autran Nunes, juíza Ivânia Silva Araújo, ressalta a importância dessa ação para a Justiça trabalhista: “Ao mesmo tempo em que recebemos o grande benefício da limpeza do acervo, tão afetado pelo recente retrofit, estamos também ajudando os integrantes da associação, numa via de mão dupla de dar e receber”. A magistrada também manda agradecimentos a Ana Virgínia pela excelente iniciativa e ao presidente do TRT-CE, o desembargador Durval Maia, pelo acolhimento da iniciativa.

A Apada surgiu como um grupo de mães de crianças surdas, movidas pela necessidade de apoio para as pessoas com deficiência auditiva. Desde então, vem evoluindo e assessorando os surdos em diversas áreas. A entidade também possui contrato com o Tribunal de Justiça.