logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Justiça do Trabalho do Ceará promove visita institucional à Grendene em Sobral

pessoas reunidas pra foto
A empresa tem mais de 18 mil empregados, com três unidades no Ceará

Uma visita impactante. Assim o corregedor-regional da Justiça do Trabalho no Ceará, desembargador Clóvis Valença Alves Filho, definiu a programação cumprida no final da tarde e início de noite da última quarta-feira (11/9), por magistrados, servidores e estagiários das duas Varas do Trabalho de Sobral, nas instalações da indústria de calçados Grendene, instalada naquele município da região norte do Estado. Durante o encerramento, ele destacou a importância de que o TRT-CE promova esse tipo de visita institucional.

A iniciativa partiu do juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Sobral, Jaime Luís Bezerra Araújo, que agendou a visita de modo a coincidir com a vinda do corregedor e da equipe das correições realizadas nas duas unidades da Justiça do Trabalho em Sobral. A visita contou ainda com as presenças do juiz titular da 2ª Vara, Lucivaldo Muniz Feitosa, do juiz auxiliar das Varas de Sobral, Raimundo Dias de Oliveira Neto, que é gestor regional do Programa Trabalho Seguro (PTS), e dos diretores de secretaria, servidores e estagiários das unidades judiciárias.

A equipe foi recebida pelo diretor de recursos humanos da Grendene, André Luís Pinto, pelo diretor industrial, Nelson José Rossi, pelos advogados da empresa, Carolina Serra e Victor Rubens de Souza Tavares, pelo especialista em Relações Trabalhistas, Flávio Maurício, pela analista de Administração de Pessoal, Conceição de Maria Ponte, e pelo coordenador de Saúde e Segurança do parque fabril, José Veridiano Luna Costa. 

A empresa tem mais de 18 mil empregados, distribuídos em quatro unidades, uma no Rio Grande do Sul e três no Ceará: Sobral (que é hoje a matriz da indústria, com 11.800 trabalhadores), Crato (com 2.600 empregados), Fortaleza (com 1.550) e Farroupilha (com 2.100). O mercado nacional responde por 82,5% do volume de produção da Grendene, enquanto 17,5% do volume produtivo da indústria é destinado à exportação.

Durante a visita, a equipe da Justiça do Trabalho pôde assistir a um vídeo institucional produzido pela Grendene, visitar uma das oito fábricas que compõem o parque industrial da empresa e conhecer o processo de fabricação de sapatos, a atuação dos empregados na realização de seus trabalhos e os mecanismos de automação. Os representantes da empresa destacaram a preocupação com a saúde dos trabalhadores e a segurança no trabalho, com a manutenção de ambulatório e a disponibilização de serviços de Psicologia nos três turnos de funcionamento, entre outras medidas.

Declarações dos participantes

“A visita institucional à Grendene foi uma experiência ímpar e especial. Eu não tinha noção da escala que era a empresa. Ali é uma cidade em tamanho e impacta a vida de tantos trabalhadores. Percebi o cuidado que a Grendene tem com cada aspecto em relação aos produtos, trabalhadores e a determinação em melhorar sempre mais. A paixão nos discursos que ouvimos dos diretores foi contagiante”.
Talitha Anne Gomes de Medeiros Araújo (técnica judiciária da 2ª VT de Sobral)

“Tivemos a oportunidade de conhecer uma das maiores e mais desenvolvidas indústrias do País, saber sobre sua história e funcionamento, sobre as medidas adotadas para segurança do trabalho, sobre o compromisso com a sustentabilidade. Tivemos o privilégio de sermos recebidos e acompanhados pelo diretor industrial da Grendene em Sobral, Nelson Rossi, que há 45 anos trabalha na indústria e que carrega um inigualável entusiasmo e amor pelo trabalho que realiza. Importante destacar que a visita realizada estreita os laços entre a Justiça do Trabalho e a sociedade e também oportunizou a integração das duas unidades judiciárias da Justiça do Trabalho em Sobral e da Corregedoria-Regional. Por sua relevância, que essas iniciativas de visitas institucionais da Justiça do Trabalho sejam realizadas com mais frequência”.
Mônica de Araújo Fontes (diretora de secretaria da 2ª VT de Sobral)

“A Grendene se destaca como um dos maiores polos industriais do Brasil, especialmente no setor de calçados, com sua unidade em Sobral sendo uma das principais empregadoras da região. Com décadas de atuação, a empresa representa não apenas um alicerce econômico, mas também social, convivendo e gerando oportunidades para milhares de trabalhadores locais. A visita proporcionou uma oportunidade valiosa para estreitar os laços entre o Judiciário e o setor privado, reforçando a importância da colaboração mútua em prol de objetivos maiores que beneficiem a sociedade como um todo. Esse diálogo entre Justiça do Trabalho e empresas permite não apenas a troca de experiências e conhecimentos, mas também a criação de um ambiente de confiança, no qual práticas laborais seguras e eficientes podem ser desenvolvidas e aprimoradas. Uma iniciativa excelente, proposta pelo magistrado Jaime Luís Araújo, que merece ter continuidade e incentivo”.
Lucivaldo Muniz Feitosa (juiz titular da 2ª VT de Sobral)

“A experiência foi extremamente enriquecedora e deixou uma impressão duradoura. Ficamos verdadeiramente surpresos com a impecável organização do trabalho e a eficiente divisão das tarefas, que refletem um comprometimento notável com a qualidade e a produtividade. Além disso, é impressionante o rigoroso cumprimento das práticas de segurança e a atenção meticulosa aos detalhes que garantem um ambiente seguro para todos e todas. Esse compromisso não apenas protege a equipe, mas também espelha um profundo respeito pelo valor humano e pela integridade do trabalho. Não poderíamos deixar de ressaltar que foi inspirador observar a alegria e o entusiasmo dos gestores ao saber que estão contribuindo para o bem-estar da comunidade. A geração de empregos, a criação de renda e o impacto positivo no crescimento da Nação são evidências claras do sucesso e da importância do seu trabalho. A visita realizada à Grendene foi uma oportunidade de conhecer de perto essa operação tão significativa. Em nome de todos os membros do meu gabinete e da Secretaria da Corregedoria, expresso sincero agradecimento pelo convite para participar da visita”.
Desembargador Clóvis Valença Alves Filho (corregedor-regional do TRT-CE)

“Pude perceber, através da visita institucional às dependências da fábrica, efetivamente como se dá o processo manufatureiro e também automatizado que a Grendene dispõe, 
além de uma exemplar preocupação com a saúde e condições laborais às quais os empregados são expostos, bem como com a sustentabilidade: onde pouco ou nada é perdido, mas sim reprocessado para reuso. Uma experiência enriquecedora, que elucida na prática o que só estamos acostumados a ver nas narrativas fáticas processuais”. 
Idalgo Rosendo Costa Rodrigues (estagiário de Direito da 1ª VT de Sobral)

“A visita institucional destaca a importância do diálogo entre a Justiça do Trabalho e o setor 
empresarial. Esse tipo de iniciativa fortalece a parceria necessária para assegurar o cumprimento das normas trabalhistas, promovendo um ambiente de trabalho mais justo, seguro e harmonioso, em benefício tanto da empresa quanto dos trabalhadores”. 
Marcus Vinícius de Albuquerque Costa (diretor de secretaria da 1ª VT de Sobral)