Apresentação sobre Design aplicado ao Direito ganha prêmio no 3ª Inova7 Talks, no Cariri
- Página atualizada em 09/09/2024

A 3ª edição do Inova7 Talks encerrou, no auditório do Fórum Trabalhista do Cariri, em Juazeiro do Norte, a Semana da Inovação 2024 da Justiça do Trabalho do Ceará. O ciclo de mini palestras inspiradoras sobre inovação, gestão e liderança abordou temas como compartilhamento de força de trabalho, comunicação de atos processuais, o novo Portal de Serviços do TRT-CE, entre outros. A palestra “Como o Design pode simplificar o acesso à Justiça”, da estagiária de Direito da 2ª Vara do Trabalho do Cariri, Yalla Madja Nogueira da Silva, recebeu a melhor avaliação da plateia. A estudante ganhou, como premiação, um smartphone.
Assista à gravação do Inova7 Talks - Cariri:
A abertura do evento foi feita pela juíza Karla Yacy, coordenadora do Comitê Gestor de Inovação do TRT-CE. Ela agradeceu a colaboração dos participantes e dos apoiadores, além das subseccionais da OAB-CE em Juazeiro do Norte e no Crato.
A primeira palestra do dia foi ministrada pelo juiz de Direito Renato Esmeraldo Paes. O magistrado apresentou o case de sucesso da implementação da Secretaria Judiciária Regional de 1º Grau do Cariri (Sejud Cariri), no âmbito do Tribunal de Justiça do Ceará, quebrando-se o paradigma da realização de atividades de gabinete e de secretaria na própria unidade judicial.
Na sequência, a procuradora do trabalho do Ministério Público do Trabalho do Ceará Mariana Férrer Carvalho Rolim explicou a atuação extrajudicial do MPT nas soluções consensuais de conflitos, celebração de Termo de Ajuste de Conduta e procedimentos promocionais.
A terceira palestra foi sobre Design aplicado ao Direito. A estagiária Yalla Silva apresentou como uma abordagem centrada no usuário e princípios do Design podem tornar o sistema jurídico mais acessível e compreensível para todos.
Em seguida, a professora de Direito Gabriela Lima realizou uma apresentação remota sobre “Inovação e Pessoas”. Em sua fala, a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Inovação do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza destacou como a criatividade pode ser aplicada para resolver problemas no cotidiano dos indivíduos.
Dando continuidade à manhã de troca de ideias, o secretário de Tecnologia da Informação do TRT-CE, Jonathan Rebouças, apresentou o projeto de reformulação do Portal de Serviços da Justiça do Trabalho do Ceará, apontando as novas ferramentas e funcionalidades.
Por fim, Hugo Cardim, coordenador de Comunicação Social do TRT-CE, apresentou a palestra “A Construção da Notícia Jurídica”. O jornalista criou uma esquematização teórico-prática para a elaboração de um texto jornalístico a partir de conteúdo informacional proveniente de uma decisão judicial.
No encerramento, a plateia, formada por cerca de 40 pessoas, além dos internautas que acompanharam a transmissão pelo canal do TRT-CE no Youtube, foi convidada a realizar uma votação online para escolher o tema que mais gostou. A autora da palestra sobre Design foi a mais votada e recebeu a premiação.
Público
Entre os presentes ao evento estavam o desembargador do TRT-CE Carlos Rebonatto; o diretor do Fórum do Cariri, juiz Fabrício Augusto Bezerra e Silva; o presidente da OAB-CE/Subsecção Juazeiro do Norte, Vavá Lemos; o presidente da OAB-CE/Subsecção Crato, Aderson Feitosa; e o representante da Universidade Regional do Cariri, Alberto Sullivan.