TRT-CE realiza visita ao Centro de Recondicionamento de Computadores CRC/Iaps
- Página atualizada em 10/09/2024

Na quinta-feira (5/9), membros do TRT-CE realizaram uma visita, promovida pelo Comitê de Inovação do TRT-CE (Inova7), ao Centro de Recondicionamento de Computadores CRC/Iaps com o objetivo de conhecer sua estrutura e funcionamento. A instituição recicla equipamentos de tecnologia de órgãos públicos, destinando adequadamente o lixo eletrônico e promovendo a inclusão digital para populações vulneráveis.
Veja mais fotos aqui.
O tour não se limitou apenas em mostrar o processo de recebimento e recondicionamento dos aparelhos eletrônicos, mas também em apresentar a estrutura e as capacitações que a associação oferece, como aulas de música, dança, teatro, artes marciais, cursos sobre inteligência artificial e robótica, entre outras atividades, destinadas a populações vulnerabilizadas.
Inicialmente, foram apresentadas a sala de dança e teatro e a sala de música, que possuem amplos espaços e instrumentos de qualidade destinados ao estímulo da arte, principalmente, para crianças e jovens, com direito, também, a uma apresentação musical para os presentes. Em seguida, foi mostrada a Escola do Futuro, um espaço moderno e tecnológico voltado ao aprendizado sobre inteligência artificial e como lidar com essa nova ferramenta.

O passeio também incluiu uma visita aos espaços onde os computadores recebidos como doação são examinados antes de serem recondicionados e entregues àquelas pessoas que necessitam dessas máquinas, como moradores de periferias, quilombos e centros indígenas. Além disso, o CRC/Iaps promove capacitações em informática básica em sua sede, com a intenção de expandir essas capacitações para outras localidades.
Os jovens que participam dos programas promovidos pela instituição têm um acompanhamento psicológico e social. De acordo com Gabriele de Souza, assistente social do CRC/Iaps, o programa é importante justamente porque os jovens “estão saindo das ruas para, realmente, um ambiente profissional; em vez de estar na rua, estão aqui dentro do Iaps aprendendo, se profissionalizando e se transformando como seres humanos”.
Gabriel Teixeira, um dos jovens acolhidos pelo CRC/Iaps, relatou a sua trajetória dentro da instituição, inicialmente como jovem aprendiz no setor de TI, e agora como efetivo. “Fui me desenvolvendo, aprendendo as coisas e hoje eu coordeno uma equipe dentro do CRC na parte técnica, de montagem e manutenção”.
A visita fez parte da programação da Semana da Inovação do TRT-CE 2024, que tem como propósito inspirar pessoas e propagar a cultura de inovação entre magistrados e servidores da Justiça do Trabalho do Ceará, advogados, comunidade acadêmica, além de convidados parceiros do Centro.
Deven Miller, membro do comitê Inova7, destacou a importância da visita para que os membros do Tribunal vejam “a importância de fazer a reciclagem, pois fazendo o recondicionamento do computador, você está fazendo a inclusão social através da inclusão digital. A gente pode incluir outras pessoas para usar o que a gente não está mais usando e isso é sustentabilidade e inovação”.