Ministra Dora Maria da Costa visita Centros de Conciliação e Escola Judicial do TRT/CE
- Página atualizada em 24/07/2024
A corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, visitou, nesta terça-feira (23/7), os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) e a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE). A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) está em correição ordinária no TRT/CE, desde segunda-feira (22/7).
Veja mais fotos aqui.
No Cejusc de primeiro grau, que fica localizado no Fórum Autran Nunes, a ministra foi recebida pelo coordenador da unidade, juiz André Barreto. Já a estrutura do Centro de Conciliação de segundo grau foi apresentada à corregedora-geral pelo presidente do TRT/CE, desembargador Durval Maia, e pelos desembargadores João Carlos de Oliveira Uchôa e Tarcísio Guedes Lima Verde Júnior, coordenador e supervisor, respectivamente. Os Centros de Conciliação têm como objetivo agilizar a solução de conflitos trabalhistas através de composição amigável entre as partes.
Encontra-se em andamento a implantação de quatro novos Cejuscs: um em Juazeiro do Norte (para atender às demandas por acordos das três Varas do Trabalho do Cariri), um em Sobral (para atendimento às duas Varas do Trabalho de Sobral, à de Crateús e à de Tianguá), um na região metropolitana (para atendimento às Varas de Caucaia, Eusébio, Maracanaú, Pacajus e São Gonçalo do Amarante) e um no interior (para as demandas das Varas de Aracati, Baturité, Limoeiro do Norte, Iguatu e Quixadá).
A visita da ministra Dora Maria da Costa à Escola Judicial (Ejud7) foi acompanhada por seu diretor, desembargador Paulo Régis Machado Botelho, pelo vice-diretor, desembargador Francisco José Gome da Silva, pelos conselheiros desembargador Tarcísio Guedes Lima Verde Júnior e desembargadora Maria Roseli Mendes Alencar e pela coordenadora pedagógica, juíza Laura Anísia de Sousa Pinto.
A corregedora-geral conheceu a estrutura física e de pessoal da Ejud7 e assistiu a uma apresentação feita pelo diretor da instituição. O magistrado falou sobre o processo de interiorização e dos principais cursos, seminários e congressos realizados pela Escola. A Ejud7 é responsável pela formação e aperfeiçoamento continuado de 83 magistrados e 1.029 servidores da Justiça do Trabalho do Ceará.
Correição
A correição ordinária no âmbito do TRT/CE teve início segunda-feira (22/7) com a apresentação ao presidente do Tribunal, desembargador Durval César de Vasconcelos Maia, da equipe técnica que, até a próxima quinta-feira, analisará andamento de processos, prazos, documentos e procedimentos administrativos.
Nesta quarta-feira (24), a partir das 14h, a corregedora receberá os interessados que, previamente, fizeram agendamento de reunião, e, em seguida, estará à disposição dos magistrados. Na quinta-feira, dia 25, ela se reunirá com a equipe para análise dos dados coletados. Na sexta-feira, dia 26, às 9h, será apresentado relatório final (ata) dos trabalhos e, às 10 horas, será concedida entrevista coletiva pela corregedora.