logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça é realizado em Fortaleza com apoio do TRT-CE

duas mulheres e um homem sentado na mesa de abertura do evento, com um painel atrás com o nome Conbrascom colorido. O homem está de paletó e segura um microfone
Desembargador Parente representou o TRT-CE na abertura do evento

Fortaleza recebeu, de 19 a 21 de junho, o XVIII Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça (Conbrascom 2024). A abertura oficial, realizada na noite de quarta-feira (19/6), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), foi marcada por uma reflexão sobre os impactos das tecnologias na sociedade contemporânea.

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - Ceará (TRT-CE) foi um dos apoiadores do evento, tendo colaborado para sua realização. O ouvidor do órgão, desembargador Antonio Parente, representou a instituição na cerimônia de abertura. Já os servidores da Coordenadoria de Comunicação Social participaram de oficinas, palestras e mesas redondas durante os três dias de capacitação. O mestre de cerimônias do evento ficou à cargo do diretor de Cerimonial do TRT-CE, Antônio Carlos Santiago de Castro.

Em sua fala durante a abertura, o desembargador Parente destacou a necessidade do uso da linguagem simples nas comunicações dos tribunais. “Não adianta realizarmos ações que não chegam e não sejam entendidas pelo cidadão mais simples. Ele é quem mais precisa de nós e precisa compreender o que nós fazemos”, declarou o magistrado.

A presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), Débora Diniz, encaminhou um vídeo de boas-vindas aos participantes. Nele, ressaltou a importância do debate sobre os temas pautados na programação e destacou que os profissionais de Comunicação do Sistema de Justiça trabalham para levar informação sobre algo caro a todos os cidadãos, o acesso a direitos.

Conferência de abertura

O jornalista e escritor Pedro Doria abriu a programação oficial com a palestra "Acesso a direitos: da linguagem simples à inteligência artificial". Doria guiou os congressistas por uma jornada histórica desde a invenção dos primeiros computadores até o advento das inteligências artificiais, enfatizando os profundos impactos dessas tecnologias no tecido social e político.

Uma das questões centrais abordadas pelo jornalista foi a transformação das redes sociais desde 2012, quando algoritmos começaram a moldar a experiência dos usuários ao recomendar conteúdos. Esse fenômeno, segundo ele, resultou na formação de "clusters", grupos de indivíduos que tendem a se agrupar com outros que compartilham visões semelhantes, criando assim câmaras de eco que podem reforçar polarizações sociais e políticas.

Esse e outros alertas feitos pelo palestrante, no entanto, não significam que devemos deixar de apostar nas novas tecnologias. Doria defendeu que tanto profissionais de comunicação como instituições devem investir no uso das potencialidades da inteligência artificial. 

Cerca de 30 pessoas em pé numa escadaria clássica de uma casa
Servidores e diretores de comunicação de TRTs de todo o Brasil participaram da reunião setorial no TRT-CE

Reunião setorial

Na manhã da sexta-feira (21/6), os congressistas ligados à Justiça Trabalhista se encontraram na sede do TRT-CE para uma reunião setorial técnica. O grupo de aproximadamente 30 pessoas debateu sobre campanhas nacionais, ações para a normatização dos setores de Comunicação dos Regionais e sugestões para melhoria do Conbrascom e do FNCJ.

Após o encontro, ocorrido na Sala de Sessões do Pleno, os comunicólogos fizeram uma visita guiada pelo casarão histórico do TRT-CE e conheceram o estúdio de gravação da Coordenadoria de Comunicação Social.

Veja mais fotos da reunião setorial aqui.

Três homens em pé na frente de um painel com decoração junina e o nome pintado: Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2024. O homem da direita segura um troféu, que é uma estátua da deusa da justiça
Troféu simbolizando a deusa da Justiça foi recebido por membros da Comunicação Social do TRT-CE, em nome do órgão

Homenagem

Durante a cerimônia de encerramento do Conbrascom 2024, o TRT-CE recebeu uma homenagem como agradecimento pela parceria na organização do evento. Um troféu do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça como cidade-sede foi entregue ao coordenador de comunicação do órgão, Hugo Cardim.

Conbrascom

O Congresso é uma realização do FNCJ, entidade sem fins lucrativos composta por profissionais de comunicação que atuam em órgãos do Poder Judiciário, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Contas e associações afins. Tem como missão colaborar para a construção de instituições do Sistema de Justiça mais democráticas e efetivas, nas quais a comunicação esteja a serviço do cidadão.

A edição do congresso que aconteceu na capital cearense reuniu 260 profissionais de Comunicação de 115 diferentes instituições do Sistema de Justiça de todas as regiões do país.