Semana do Meio Ambiente do TRT-7 aborda impactos climáticos e Plano de Logística Sustentável
- Página atualizada em 06/06/2024
A Semana do Meio Ambiente 2024 da Justiça do Trabalho do Ceará contou com uma programação especial na quarta-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, no auditório da Escola Judicial do TRT-CE. O evento, de iniciativa da Seção de Gestão Socioambiental, Acessibilidade e Inclusão (Ecosétima), contou com a palestra Impacto das Mudanças Climáticas nas Cidades, ministrada pelo professor Alexandre Araújo Costa, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em ciências atmosféricas. Além disso, a assessora de Governança das Contratações, Obras e Sustentabilidade do TRT-CE, Deven Moura Miller, apresentou o Plano de Logística Sustentável (PLS) do órgão.
Como cientista, Alexandre Costa vem testemunhando, há três décadas, a tentativa da comunidade científica de alertar os governantes e a população em geral sobre a catástrofe por vir. Ele brincou que se sente como o personagem de Leonardo DiCaprio no filme “Não Olhe para Cima” (2021). Na trama, o personagem é um cientista que descobre um meteorito que destruirá em poucos meses o planeta Terra e tenta incessantemente convencer a população e os governos a tomar uma atitude drástica.
“Precisamos assumir que o nosso léxico tem sido, por décadas, insuficiente para dar conta do tamanho do problema. Falamos de mudanças climáticas, aquecimento global ou até crise climática, todos esses termos são distantes da escala real do problema”, apontou o professor.
Em sua explanação, o docente apresentou as causas do superaquecimento global em que vivemos e a era dos extremos climáticos. “Honrar a morte e as perdas a que assistimos ao vivo e a cores com os nossos irmãos do Rio Grande do Sul significa pararmos definitivamente com o negacionismo prático”, alertou.
E fez um apelo aos ouvintes por um compromisso para que o planeta não se torne inabitável. “Não é só ver os números e separar o lixo. É preciso ter uma visão integral e realmente parar de desviar o olhar, vocês precisam olhar para cima!”, concluiu Alexandre.
Veja a palestra completa no link abaixo:
A segunda fala do dia contemplou o PLS do TRT-CE. A servidora Deven Miller apresentou as iniciativas da Justiça do Trabalho cearense para reduzir os impactos ambientais negativos decorrentes das atividades desenvolvidas, promovendo a eficiência e a racionalização de gastos públicos.
A fundamentação legal da iniciativa é respaldada por resoluções do Conselho Nacional de Justiça, Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ato do TRT-CE e Constituição Federal. Além disso, o Plano está alinhado com a missão, visão e valores do Tribunal, bem como a Agenda 2030 da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os indicadores, as metas e o cumprimento também foram comentados, bem como os balanços de sustentabilidade do Poder Judiciário e a colocação do TRT-CE no ranking das instituições.
Assista à palestra completa no link abaixo: