Presidente do TRT-CE celebra Dia dos Trabalhadores em Sessão na Assembleia Legislativa do Ceará
- Página atualizada em 28/05/2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na segunda-feira (27/5), representantes de órgãos e entidades locais e nacionais para uma sessão especial em comemoração o Dia dos Trabalhadores, celebrado internacionalmente no dia 1º de maio.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - Ceará (TRT-CE), desembargador Durval Maia, compôs a mesa solene do evento e discursou sobre as ações que a Justiça do Trabalho promove para difundir as boas práticas trabalhistas, entre elas o Programa Trabalho Seguro, Programa de Combate ao Trabalho Infantil, Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e o Programa Minuto do Trabalho.
A sessão foi iniciativa do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, que enfatizou a relevância do trabalho para a economia, para as famílias e para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Segundo o parlamentar, fazer essas reflexões com a presença de autoridades, lideranças e representações ligadas aos órgãos governamentais, ao setor produtivo e à classe trabalhadora é muito significativo.
Ele lembrou que a temática do trabalho tem espaço especial em sua trajetória de vida pública, iniciada entre 2011 e 2013, quando foi secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, além de outras experiências que contribuem para balizar sua gestão e seu trabalho à frente da Alece.
"Esta Casa Legislativa é um espaço democrático de diálogo e construção, por onde tramitam as principais decisões que impactam no mercado de trabalho. Aqui, contribuímos para que seja encontrado um equilíbrio entre o incentivo ao desenvolvimento econômico, aos investimentos e à cadeia produtiva e à defesa dos direitos dos trabalhadores e do bem-estar social. Este equilíbrio pressupõe a busca por justiça social. Uma sociedade mais justa é também uma sociedade melhor remunerada", ressaltou.
A busca por um ambiente de trabalho mais humano também foi destaque na fala do presidente da Alece. Um estudo da Universidade de Oxford indica que os trabalhadores mais felizes são 12% mais produtivos e que tendem a cometer menos erros, o que demonstra que a felicidade traz benefícios ao trabalhador e também ao empregador, pontuou. Ele destacou também que essa felicidade no ambiente de trabalho vem do reconhecimento por meio de uma remuneração justa, melhores condições de trabalho, de perspectiva, de oportunidades e de um ambiente de respeito mútuo e de colaboração.
"Este ambiente positivo e humanizado é o que estamos incorporando aqui. Com a governança moderna, direcionada para o bem-estar dos colaboradores e do público em geral, e comprometida com a responsabilidade social e ambiental. Temos hoje programas permanentes de engajamento e valorização dos colaboradores. Fico extremamente honrado e feliz com o retorno que recebo dos trabalhadores de vários setores desta casa, que se esforçam nas suas rotinas e, quando tem oportunidade, expressam a felicidade de estarem trabalhando na Alece", apontou.
O presidente Evandro Leitão ressaltou a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e agradeceu pelo apoio, resolutividade e atenção para o estado do Ceará.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Alece