logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa Combate ao Trabalho Infantil realiza palestra na Academia do Professor em Fortaleza

Servidoras Thais Evangelista, Rejane Albuquerque e juiz do trabalho e gestor regional do Programa Combate ao Trabalho Infantil Célio Timbó

O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-CE realizou uma palestra na Academia do Professor Darcy Ribeiro, na segunda-feira (8/4). Na ocasião, o juiz do trabalho e gestor regional do Programa, Célio Timbó, e as servidoras Thais Evangelista e Rejane Albuquerque conversaram com professores e bibliotecários da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza sobre a erradicação do trabalho infantil e sobre proteção do trabalho decente do adolescente.

Veja mais fotos aqui.

O magistrado Célio Timbó citou dispositivos legais que protegem as crianças, os riscos do trabalho infantil, informações no Brasil sobre essa realidade e apresentou as ações desenvolvidas pelo Programa no TRT-CE. “Foi um momento muito cativante, pois os professores vivem essa realidade com os estudantes e os problemas com o trabalho infantil, então nós trazemos nosso conhecimento e saímos enriquecidos com a troca de experiências com esses profissionais”, comemorou o magistrado.

Thais Evangelista, Rejane Albuquerque, Andrea Peres, Célio Timbó e Osvaldo Severiano

A gerente de assistência da instituição, Andrea Peres, destacou a importância da erradicação do trabalho infantil e o espaço de atuação dos professores nessa causa. “Após a formação de hoje, é mais um passo para colocarmos realmente o esforço em prática junto com os professores, os pais, os gestores e a comunidade escolar. Essa parceria com o TRT-CE é um sucesso e daremos continuidade ao longo de todo o ano letivo”, explicou a servidora.

A servidora do TRT-CE Thais Evangelista é autora, junto de seu marido, Frederico Brito, dos livros "Lauro e os Palhacinhos do Sinal" e “Lauro e o Menino sem Chuteiras”, ambos com temática infantil e de combate ao trabalho de menores. Ela conversou com os docentes sobre a importância da literatura para a vida e correlacionou com o tema do Programa através dessas obras, que também foram distribuídas para as escolas. “Essa chamada da criança para a literatura é uma porta de entrada para abrir questionamentos, se encontrar  como sujeito detentor de direitos e como um ser humano que precisa de cuidados”, apontou a escritora.

Professora Lindete Nunes, da Escola Municipal Monsenhor Linhares

A bibliotecária do TRT-CE, Rejane Albuquerque, apresentou estratégias de mediação da leitura para temas sensíveis como o trabalho infantil e enfatizou a necessidade de afastar o conceito da biblioteca como local de castigo para as crianças que transgridem a ordem na escola, pois acaba distanciando os pequenos da leitura e impedindo que desenvolvam sua imaginação. “Mediar a leitura é tornar-se ponte para a criança dos conteúdos e das histórias. É preciso exercer a sensibilidade de colocar as histórias respeitando o nível de maturidade das crianças, as condições em que elas se encontram e principalmente tornando o ambiente acolhedor”, incentivou a servidora.

A professora Lindete Nunes, da Escola Municipal Monsenhor Linhares, avaliou o encontro como maravilhoso, proveitoso, e destacou o conteúdo extremamente pertinente para o seu trabalho. “É importante disseminar esses conhecimentos com os alunos, os pais e outros professores para buscar a erradicação do trabalho infantil”, defendeu a educadora.