logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa Trabalho Seguro reúne instituições em Sobral para planejar ações na região norte

Representantes de entidades parceiras do PTS reunidas no Fórum de Sobral com o juiz Raimundo Neto

Entidades sindicais, instituições de ensino superior e órgãos públicos e privados se reuniram, na tarde da quarta-feira (20/3), na 2ª Vara do Trabalho de Sobral, com um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS), juiz Raimundo Dias de Oliveira Neto. O objetivo do encontro foi apresentar plano de ações do PTS para o ano de 2024 e colher sugestões das diversas entidades parceiras do Programa para realização de eventos que marquem as principais datas relacionadas à saúde e à segurança dos trabalhadores na região Norte do Estado.

Entre as entidades presentes estivam o Ministério do Trabalho e Emprego, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Subseção Sobral), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), os Sindicatos dos Trabalhadores Calçadistas, dos Comerciários, dos Hoteleiros e dos Trabalhadores em Serviços de Saúde, o Sindlojas, a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Faculdade Luciano Feijão, dentre outras.

Raimundo Neto destacou que a inclusão da cidade de Sobral no calendário de atividades desenvolvidas pelo PTS, coordenado nacionalmente pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e, no âmbito do TRT-CE também pela desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno, engrandece o meio trabalhista e empresarial de toda a região norte do Ceará.

Em 2023, o PTS promoveu dois eventos em Sobral: em julho, foi realizado seminário sobre acidentes de trabalho e assédio moral, marcando o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, e em setembro, pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (Setembro Amarelo). “A contribuição destas entidades parceiras tem se mostrado decisiva para o alcance de êxito na realização dos eventos e da difusão de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho e adoecimento físico e mental dos trabalhadores”, destacou o juiz.

Para este ano, além das referidas datas, o PTS planeja atuar em ações relacionadas ao Abril Verde (28 de abril - Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho), em seminário que ocorrerá no dia 11/4, e também com um seminário em novembro, apoiando evento do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho Sintest/CE, importante parceiro do PTS que apoia os eventos do Abril Verde em Fortaleza, Sobral e Juazeiro.

Raimundo Neto enfatizou a relevância desses eventos como forma de aproximação do Poder Judiciário trabalhista com a sociedade, conclamando a adesão da sociedade civil e ampla divulgação dos eventos. Ele finalizou a reunião com agradecimentos pela participação e interesse dos presentes.

Visita institucional

Juiz do trabalho Raimundo Neto dialogou com a administração, sob o comando do Padre Raimundo Nonato Leonardo Bastos

Na quinta-feira (21/3), o gestor regional do PTS realizou visita institucional ao Hospital do Coração, em Sobral. No encontro, o juiz do trabalho Raimundo Neto conheceu as instalações da instituição e dialogou com a administração, sob o comando do diretor Padre Raimundo Nonato Leonardo Bastos, e sua equipe, bem como com empregados, médicos e pessoal do setor jurídico.

A conversa abordou gestão participativa, respeito ao trabalho humano e prevenção de doenças e acidentes. O Hospital é referência no Ceará pela excelência de serviços, empregando diretamente cerca de 350 trabalhadores.
Segundo o magistrado, "um dos objetivos do Programa Trabalho Seguro é exatamente promover uma cultura de valorização do trabalho humano, principalmente quanto ao aspecto da saúde física e mental dos trabalhadores, daí a importância dessas visitas institucionais”, salientou.