logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa Trabalho Seguro faz apresentação para alunos da Escola de Saúde Pública do Ceará

Futuros profissionais da atenção integrada à saúde dos trabalhadores cearenses conheceram a estrutura do Programa

 A gestora regional do Programa Trabalho Seguro (PTS), desembargadora Regina Gláucia Cavalcante, recebeu, na sexta-feira (15/3), alunos residentes da Escola de Saúde Pública do Ceará. O encontro aconteceu na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) e foi intermediado pelas Células de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Estadual e Cerest Fortaleza). O objetivo foi apresentar a estrutura do PTS aos futuros profissionais da atenção integrada à saúde dos trabalhadores cearenses.

Como parte da programação do encontro, foi exibida a exposição digital “Mapa da Miséria: o Ciclo Vicioso que Liga o Trabalho Infantil ao Trabalho Escravo Contemporâneo”, produzida pela Divisão de Memória do TRT-7. Também foi realizada apresentação sobre o acervo da Biblioteca Aderbal Nunes Freire. A bibliotecária do Tribunal, Rejane Façanha, falou sobre a estrutura do equipamento e das várias publicações que abordam a temática acidentes de trabalho.

Entre as iniciativas citadas pela gestora regional do PTS já realizadas neste ano, há atividades relacionadas ao Janeiro Branco e ao Dia Mundial de Combate às LER-Dort – lembrado no dia 28 de fevereiro, além de reunião ampliada com o Grupo Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro (Getrin7), formado por mais de 40 instituições públicas e privadas ligadas ao mundo do trabalho.

Alunos residentes da Escola de Saúde Pública do Ceará com desa. Regina Gláucia Cavalcante

A desembargadora Regina Gláucia Cavalcante convidou os alunos para participarem do próximo evento, que será no dia 26 de abril, em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O ato público ocorrerá na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.

Ela citou as demais ações previstas para 2024: na primeira semana do mês maio, está programado um diálogo com empregadores e empregados durante a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. Ação terá à frente o Ministério Público Estadual, um dos parceiros do Getrin7.

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – 27 de julho – será lembrado com eventos a serem realizados em Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte e Sobral, como parte do processo de interiorização das ações do PTS. No dia 10 de setembro, quando é lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, haverá palestras sobre a temática, e no dia 10 de outubro, serão realizadas visitas a escolas, como parte do Dia Nacional de Segurança e da Saúde nas Escolas.

Também está prevista para este ano, ampliação do projeto CIPA Escolar. As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAs) estão em fase de implantação na rede municipal de ensino do município de Sobral, como uma experiência piloto a ser replicada.

Após o encontro com a gestora regional do Programa Trabalho Seguro, os alunos conheceram as instalações do TRT-7. A visita guiada foi conduzida pela chefe do cerimonial do Tribunal, servidor Antônio Carlos Santiago de Castro.