Com apoio do TRT-CE, livro sobre importante monumento arquitetônico de Fortaleza é lançado
- Página atualizada em 26/02/2024

O livro “Castelo do Plácido – Apogeu e Destruição 50 Anos Depois”, de autoria do servidor da Justiça do Trabalho Eliézer Rodrigues, foi lançado no sábado (24/2). Com apoio institucional do TRT-CE, o evento, ocorrido no Passeio Público de Fortaleza, foi prestigiado por mais de 100 pessoas, entre magistrados, servidores, amigos e familiares do autor.
Em discurso de saudação, o presidente do TRT-CE, desembargador Durval César de Vasconcelos Maia, parabenizou o autor. “A Justiça do Trabalho do Ceará não poderia deixar de apoiar a realização de uma obra literária sobre essa importante edificação que marcou a história arquitetônica da nossa capital. Com seu vasto conhecimento histórico e de pesquisa, Eliézer Rodrigues nos entrega um livro de grande gabarito”, exaltou o magistrado.
Eliézer agradeceu a presença dos convidados, comentou um pouco sobre trechos do livro, de como procedeu à pesquisa dos fatos narrados, e depois recebeu os cumprimentos daqueles que se enfileiraram para obter uma dedicatória.

O livro
O eixo central da obra é focado no empresário Plácido de Carvalho, na sua esposa Pierina, e na saga da construção e destruição da edificação que dá nome ao livro. O autor resgata inúmeras conexões entre os acontecimentos da época, contemplando, inclusive, aspectos relacionados à Justiça do Trabalho cearense.
Como observa na apresentação da obra, o desembargador Durval Maia cita um episódio que envolve questões trabalhistas, no caso, o protesto por melhores condições salariais de empregados do Excelsior Hotel, edifício de propriedade do protagonista.
O autor
Eliézer Rodrigues é servidor do TRT-CE. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Fortaleza, trabalhou como repórter e editor nos principais jornais do Estado: O Povo e Diário do Nordeste. Depois de mais de 30 anos atuando na assessoria de imprensa da Justiça do Trabalho do Ceará, a partir de 2018 passou a dedicar-se à pesquisa para o resgate histórico e memorialístico da instituição, o que já rendeu os livros “Avenida Santos Dumont no Contexto da Cidade”, “Osmundo Pontes 100 Anos: Entre a Toga e a Crônica” e “Praça José de Alencar - Tempos e Viventes”.
Interessados no livro podem obter informações com o autor pelo celular (85) 99992-1099.