logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Janeiro Branco: TRT-7 apoia a campanha brasileira sobre Saúde Mental

A Secretaria de Saúde do TRT-7 promove a campanha do Janeiro Branco na Justiça do Trabalho do Ceará, direcionada para questões relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas em sua vida pessoal, no trabalho e nos relacionamentos em geral. O objetivo é fazer com que servidores, magistrados, estagiários e terceirizados se sintam mais à vontade para falar sobre seus sentimentos e procurem profissionais adequados para tratar de seus problemas emocionais. O tema da campanha deste ano, promovida pelo Instituto Janeiro Branco, é “Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?”.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha que visa colocar em evidência temas relativos à saúde mental. O objetivo é a prevenção do adoecimento emocional da humanidade. O projeto busca sensibilizar as mídias e as instituições sociais, públicas e privadas, em relação à importância de valorizar e atender demandas individuais e coletivas ligadas ao universo dos cuidados mentais. “O estresse, a ansiedade, a depressão e o pânico são exemplos de sofrimentos psíquicos que estão cada vez mais comuns e que, quando não cuidados, podem ter consequências danosas para o funcionamento do sujeito”, explica Mariana de Brito Lima, psicóloga do TRT-7.

“Cada ano, fica mais evidente a necessidade e a importância de direcionarmos nosso olhar para nossas emoções, adotarmos práticas de cuidado com a nossa saúde mental e emocional, bem como incentivarmos esse cuidado por parte de conhecidos e familiares. A campanha Janeiro Branco tem por objetivo favorecer a construção de uma cultura da Saúde Mental e do bem-estar emocional na humanidade”, esclarece a servidora.

A expectativa da psicóloga é que a campanha deste ano obtenha os mesmos resultados positivos registrados nos anos anteriores. “Reconhecer a presença de um sofrimento emocional, associado ou não a um transtorno mental, é o primeiro passo para alcançar uma melhor qualidade de vida, pois, a partir daí, é possível buscar caminhos terapêuticos para lidar com os problemas emocionais”, completa Mariana.

“Vale lembrar que é importante fazer atividades que tragam satisfação, tais como atividades de lazer, prática de hobbies, etc., pois estas ações propiciam bem-estar psíquico e são estratégias importantes para lidar com o estresse. No entanto, em muitos casos, é necessário o suporte de um profissional especializado em saúde mental”, enfatiza a psicóloga.

De acordo com o site do Instituto, a campanha do Janeiro Branco foi lançada em 2014 por psicólogos de Uberlândia (MG) e posteriormente se estendeu para todo o Brasil. A escolha do mês de janeiro para falar sobre saúde mental foi uma forma de aproveitar o período de início de ano, quando as pessoas estão mais reflexivas sobre a vida e formulando planos para o novo ano. “Incluir o cuidado com a saúde mental dentre os planos estabelecidos para 2024 é imprescindível”, conclui Mariana.

Veja aqui mais informações sobre a Campanha Janeiro Branco.