Programa Fada Madrinha capacita profissionalmente mais uma turma de estagiários do TRT-7
- Página atualizada em 15/01/2024
A Justiça do Trabalho do Ceará tem um olhar especial para os estagiários da instituição. Nesse sentido, na última sexta-feira (13/5), ocorreu a conclusão de turma do Programa Fada Madrinha, voltado para a capacitação dos jovens. A abertura do evento foi feita pela presidente do TRT-7, desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno.
A presidente motivou os formandos a seguirem suas jornadas profissionais buscando seus sonhos, emocionando a todos com seu discurso. Magistrados, servidores, estagiários e convidados assistiram também ao lançamento de vídeo do Programa, exposição de fotos, depoimentos e a entrega dos certificados aos jovens.
Na oportunidade, os estagiários receberam brindes fornecidos pela Associação dos Magistrados da 7ª Região (Amatra VII), pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTI) e pelo Sindicato dos Servidores da 7ª Região da Justiça do Trabalho (Sindissétima).
Assista abaixo ao vídeo do Programa Fada Madrinha.
Durante a solenidade, ocorreram exposições da gestora regional do PCTI, Karla Yacy Carlos da Silva, do secretário-geral da Presidência, Fernando Freitas, da representante do Sindissétima, Rejane Albuquerque, e da coordenadora do Programa Fada Madrinha, Jamille Ipiranga.
A magistrada Karla Yacy sugere que o programa deva ser replicado pela efetiva contribuição na formação dos jovens, não somente técnica, mas também humana. “Os valores de empatia, de compromisso com o bem comum que os jovens exercitaram ao longo da sua formação, enchem-nos de esperança”, realçou uma das gestoras do PCTI.
Integrante da turma de 2021, a jovem Maitê Anselmo, discorreu sobre sua passagem do estágio para a vida profissional. Maitê foi estagiária da Seção de Biblioteca e, após a finalização do estágio, das oficinas ofertadas no Tribunal e de uma manhã de voluntariado, foi contratada pelo Sindissétima, atuando na área administrativa.
Capacitação
A turma de 17 estagiários frequentou, em 2021, oficinas de capacitação profissional com temas ligados à confecção de currículos, entrevistas e investimento para jovens. Os facilitadores dos encontros foram monitores do Sistema Nacional de Emprego - Sine, do Centro Integrado Empresa-Escola - CIEE, a educadora financeira Bia Araújo e o secretário-geral da Presidência do TRT-7, Fernando Freitas.
Como pré-requisito para integrar o Programa, a equipe participou de ação social na Associação Madre Paulina, interagindo com crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Em 2022, atuaram, ainda, na aplicação da enquete sobre os serviços prestados pela Justiça do Trabalho do Ceará, promovida pelo Comitê Inova7.
Programa Fada Madrinha
O Programa Fada Madrinha foi institucionalizado em 2018 e recebeu atualização em seu normativo, através do Ato 73/2022, da Presidência do TRT-7. A iniciativa compreende um conjunto de diretrizes e ações com a finalidade de promover a inserção no mercado de trabalho, bem como o desenvolvimento pessoal e profissional dos estagiários da Justiça do Trabalho do Ceará. A coordenação das ações cabe ao Comitê Gestor, criado através da Portaria da Presidência nº 93/2019.
Veja mais fotos aqui.