logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Pesquisa de clima organizacional com servidores da área administrativa do TRT-7 segue até a segunda-feira (15/5)

Sob a coordenação da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), o TRT-7 aplica pesquisa organizacional em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), no âmbito da Justiça do Trabalho. A enquete inicia nesta quinta-feira (4/5) e fica disponível por oito dias úteis, até segunda-feira (15/5). Questionário e entrevistas serão aplicadas junto ao corpo funcional com o objetivo de elaborar um plano de ação de melhorias no Tribunal. Nesta primeira etapa, apenas servidores da área administrativa são convidados a participar.

Clique aqui para responder o questionário.

A coordenadora da DDP, Paula Lima Simas, esclarece que a Unifor está disponibilizando dez formandos do curso de Psicologia para realizarem a pesquisa. Os estudantes são supervisionados pelo professor Carlos Victor Leal Aderaldo, mestre em Administração e doutor em Psicologia. No dia 28 de março, alunos e professor fizeram uma visita guiada no TRT-7 para conhecer melhor a instituição.

“O questionário tem uma série de frases que descrevem práticas das empresas e que foram levantadas em diferentes organizações de trabalho e é de suma importância que seja respondido, pois descreverá o local onde você trabalha” explica o professor Carlos Victor.

Após o período da coleta, os dados serão analisados e será elaborado um plano de ação visando melhorar o clima organizacional e promover qualidade de vida no trabalho. A DDP ressalta que os dados são sigilosos e que a opinião de cada servidor será muito importante para saber como está a organização de forma completa.

Assista ao vídeo do professor Carlos Victor explicando o assunto:

Pesquisa

A pesquisa será realizada de três formas: observação participante dos estagiários, entrevistas semiestruturadas e uso de questionário. O processo foi dividido em duas etapas, sendo a primeira etapa realizada com o setor administrativo e a segunda etapa com os setores de primeira e segunda instâncias.

O objetivo é mobilizar os participantes da pesquisa a responderem de forma clara, sigilosa e honesta os dados que serão levantados durante o período do diagnóstico. Após o período de coleta, os dados serão analisados e será elaborado um plano de ação visando melhorar o clima organizacional  e promover a qualidade de vida no trabalho.

Parceria

Sobre a parceria entre TRT-7 e Unifor, o professor e consultor em Psicologia Organizacional Carlos Victor Leal destacou que foi feita com o objetivo de se entender melhor quais são as necessidades que os servidores apresentam dentro dos seus contextos de trabalho. “Por isso, o trabalho a ser realizado vai ser um diagnóstico de clima organizacional”, pontuou.

O professor complementou que o projeto está vinculado à área de gestão de pessoas do próprio do TRT-7. “O Tribunal tem buscado outras ações de melhoria para que possa reverberar positivamente no clima organizacional”, finalizou o psicólogo.

Clique aqui para responder o questionário.