logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Juiz Rafael Xerez do TRT-CE fala sobre a licença-paternidade em entrevista à Rádio TST

Homem de óculos e terno azul claro está sentado em uma mesa branca, de perfil para a esquerda, olhando para uma tela de computador onde duas pessoas participam de uma videochamada. Ao lado do monitor, há uma impressora branca.
Rafael Xerez é juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Fortaleza

O juiz do trabalho auxiliar da presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE), Rafael Marcílio Xerez, concedeu entrevista nesta terça-feira (29) à Rádio TST, abordando a relevância da licença-paternidade. O magistrado, que também é professor nos cursos de mestrado e doutorado da Universidade de Fortaleza (Unifor), aprofundou-se nos direitos dos pais de se ausentarem para o cuidado dos filhos, um benefício assegurado pela Constituição Federal tanto para empregados quanto para servidores públicos.

Durante a entrevista, o juiz Rafael Xerez enfatizou a importância desse direito: "É um direito importantíssimo, porque permite o vínculo afetivo entre pais e filhos nesse momento tão importante do recém-nascido. Contribui para a equidade de gênero na medida que permite a melhor divisão do trabalho doméstico entre os genitores da criança."

Além de abordar a licença no contexto tradicional, o magistrado discorreu sobre a aplicação do direito em novos núcleos familiares, incluindo pais adotantes, pais viúvos e casais homoafetivos, demonstrando a abrangência e a adaptabilidade da legislação.

A entrevista completa com o juiz Rafael Xerez será transmitida no dia 6 de agosto, às 10h, pela Rádio Justiça. Após a veiculação, o conteúdo estará disponível para acesso no site do Tribunal Superior do Trabalho (TST).