logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Corregedoria publica resultado das correições da 13ª e 14ª Varas do Trabalho de Fortaleza

O resultado das correições ordinárias presenciais realizadas na 13ª e na 14ª Varas do Trabalho de Fortaleza foi divulgado pela Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE). O corregedor-regional, desembargador João Carlos de Oliveira Uchôa, e sua equipe estiveram nas unidades judiciárias entre os dias 28 e 30 de abril. As visitas fazem parte do calendário anual de correições da Justiça do Trabalho do Ceará.

Veja mais fotos aqui.

Para avaliar o funcionamento das Varas, a equipe da Corregedoria realiza levantamento de dados dos sistemas PJe, e-Gestão, Sigep-JT, SGM, Sicond, e de informações consolidadas pela Secretaria de Gestão Estratégica, assim como dos procedimentos adotados pelas Secretarias das Varas. 

Dezessete pessoas, homens e mulheres, estão lado a lado em uma sala clara. Alguns vestem trajes formais, enquanto outros usam camisetas coloridas. Todos sorriem, e ao fundo há um armário e uma placa de "SAÍDA". Uma das mulheres, no centro, está visivelmente grávida.
Corregedor e equipe em visita à 13ª VT de Fortaleza

13ª VT de Fortaleza

Após análise dos dados da unidade, que registrou 1.429 novos processos ajuizados em 2024, o corregedor deixou anotadas algumas orientações na Ata de Correição da 13ª Vara do Trabalho de Fortaleza.

O magistrado determinou realizar levantamento das ações que estão na tarefa “aguardando audiência”, mas sem audiência designada, adotando as medidas cabíveis para o impulsionamento dos feitos; providenciar, quando for o caso, a pronta devolução da Carteira de Trabalho ao trabalhador; proferir, de forma ordinária, sentenças condenatórias líquidas em ambos os ritos, fixando os valores relativos a cada um dos pedidos acolhidos; entre diversas outras orientações para cumprimento imediato ou permanente, tanto à Secretaria da Vara quanto aos juízes.

Na Ata de Correição ficaram registradas as seguintes boas práticas apontadas pela unidade judiciária: sistema de revezamento com dois secretários de audiência; magistrados são acessíveis, respeitosos, abertos a diálogos, promovendo, com a diretora de secretaria, um ambiente de trabalho harmonioso, no qual todos se sentem valorizados e incentivados para desempenhar suas atividades.

No encerramento, o desembargador João Carlos saudou o magistrado titular da Vara, juiz Sinézio Bernardo de Oliveira, o substituto vinculado, juiz Vladimir Paes de Castro, e demais servidores e estagiários da unidade, na pessoa da diretora de secretaria, Geórgia Landim Coutinho Dantas.

O corregedor afirmou que os dados coletados da unidade judiciária são bastante satisfatórios e identificam que a Vara está bem administrada e muito bem conduzida pelos gestores. Referiu que não foram identificados problemas de maior monta, a não ser eventos pontuais que merecem sim uma atenção, mas que são plenamente passíveis de superação.

Por fim, o desembargador expressou alegria em presenciar a energia positiva que circunda o ambiente de trabalho da Vara, alegando que o TRT-CE é uma instituição abençoada por ser um órgão composto por servidores de espíritos bondosos e voltados para o cumprimento de sua missão.

Um grupo de treze pessoas, homens e mulheres de diversas idades, posa em pé para uma foto em um ambiente de escritório. Oito homens e cinco mulheres, a maioria vestindo roupas sociais, estão alinhados sorrindo para a câmera. Ao fundo, armários de arquivo com etiquetas "A", "B/C" e "D/E ESTANTE" são visíveis.
Integrantes da 14ª VT de Fortaleza durante o encerramento da correição

14ª VT de Fortaleza

Após análise dos dados da unidade, que registrou 1.460 novos processos ajuizados em 2024, o corregedor deixou anotadas algumas orientações na Ata de Correição da 14ª Vara do Trabalho de Fortaleza.

Além de outras determinações, o desembargador orientou observar a necessidade de mudança de fases das ações (no sistema PJe) - do conhecimento para a liquidação e posteriormente para execução - de modo a espelhar com maior fidelidade a situação dos feitos em trâmite e evitar repercussão negativa nos índices estatísticos da Vara; observar a necessidade de que sejam adotadas providências para o saneamento dos processos arquivados definitivamente com saldo em contas judiciais, bem como registro, no sistema Garimpo, das contas movimentadas relativas aos processos arquivados; entre diversas outras orientações para cumprimento imediato ou permanente, tanto à Secretaria da Vara quanto aos juízes.

Dentre as boas práticas apontadas pela 14ª Vara que ficaram registradas na Ata, estão: análise cuidadosa das matrículas dos imóveis passíveis de penhora; utilização de lembretes para melhorar a comunicação da equipe no GIGS, CHIPS e Trello; verificação das ações mais antigas, por meio de planilhas, para fins de priorizar e acelerar o fluxo delas; realização de reuniões individuais e coletivas para direcionamentos e observações sobre o trabalho realizado em equipe; entre outros apontamentos.

No encerramento, o corregedor cumprimentou o juiz do trabalho substituto vinculado, Carlos Leonardo Teixeira Carneiro, no exercício da titularidade da Vara, em razão de férias da juíza titular, Suyane Belchior Paraíba de Aragão, além de servidores e estagiários, na pessoa do diretor de secretaria, Rafael Furtado Morais.

O desembargador constatou a excelente condição em que se encontra a unidade judiciária. Informou que os dados catalogados pela equipe da Corregedoria são bastante animadores, o que reflete que a Vara é administrada de forma segura, coesa e bem estruturada, e que os trabalhos se desenvolvem com a presteza necessária, ainda que existam detalhes pontuais a serem aperfeiçoados.

Para ter acesso à íntegra das Atas de Correição, clique aqui.