TRT-CE debate trabalho infantil e aprendizagem com estudantes de Direito em Crateús
- Página atualizada em 08/09/2026
A gestão regional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 7ª Região (CE) promoveu uma série de ações institucionais no município de Crateús no dia 1º de setembro. Conduzidas pelo juiz do trabalho Antônio Célio Martins Timbó Costa, gestor regional do programa, as atividades atenderam a convite oficial do curso de Direito da Faculdade Princesa do Oeste (FPO). O objetivo principal foi reforçar a interiorização das ações de proteção aos direitos da criança e do adolescente e conscientizar a comunidade escolar e acadêmica local.
Aproximação com a rede pública de ensino
No período da manhã, a programação começou com uma visita à Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Governador Gonzaga Mota, situada no bairro Campo Velho. O magistrado Célio Timbó foi acolhido pela diretora escolar Juliana Evaristo Costa e pelos coordenadores pedagógicos Isagila Ferreira dos Santos, Jordan Almeida Fernandes e Maria Sandoelha Mourão Resende.
O encontro buscou alinhar parcerias entre o TRT-CE e a rede de ensino público local para o desenvolvimento de iniciativas educativas focadas no combate ao trabalho infantil e na promoção do ingresso de jovens no mercado formal por meio da aprendizagem profissional.
Palestra para alunos da Faculdade Princesa do Oeste
À noite, a agenda prosseguiu no Teatro da Faculdade Princesa do Oeste , às 19h, onde o juiz Célio Timbó ministrou a palestra intitulada "Trabalho Infantil e Aprendizagem: O Papel da Justiça do Trabalho na Garantia de Direitos".
A realização do evento atendeu ao convite feito pelo coordenador do curso de Direito da FPO, professor José Weidson de Oliveira Neto. A palestra foi direcionada em especial a estudantes matriculados nas disciplinas de Direito do Trabalho I e II e Direito Processual Trabalhista, reunindo um público de cerca de 120 participantes, entre alunos, professores e gestores.
Também participaram da organização e acolhida ao magistrado, o coordenador de extensão, professor Marx Nairo Soares Evangelista, e a professora Antônia Morgana Coelho Ferreira.
Sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, gerido no âmbito do TRT-7 pelo desembargador Durval César de Vasconcelos Maia e pelo juiz Célio Timbó, desenvolve ações contínuas no Ceará para conscientizar a sociedade sobre os prejuízos da exploração do trabalho infantil e incentivar a formação profissional de adolescentes segundo as exigências legais.







