Espaço de Leitura inaugurado na Aldeia Hip Hop leva cultura para crianças e jovens de Caucaia
- Página atualizada em 09/02/2026
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem em parceria com a Biblioteca Aderbal Nunes Freire – do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), inauguraram, na sexta-feira (6/2), um espaço de leitura na Aldeia Hip Hop, equipamento cultural localizado no Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia. A iniciativa faz parte do projeto Partiu Aula TST que integra um conjunto de ações educativas e socioculturais voltadas à promoção do trabalho decente, à prevenção e à erradicação do trabalho infantil.
Veja mais fotos aqui.
Um dos gestores regionais do Programa, des. Durval Maia, destacou os ganhos que o equipamento traz para a comunidade. “Esse espaço vai propiciar um ambiente de acolhimento, com a realização de várias atividades em torno da cultura, com contação de histórias e debates sobre livros. Estamos muito felizes por estarmos entregando esse equipamento à juventude de Caucaia”. O magistrado falou também sobre algumas obras doadas e, em especial, as publicações lançadas pelo próprio Tribunal. Entre elas, o livro infantil Lauro o Menino Sem Chuteiras, de autoria de um casal de servidores do TRT-CE.
“Este espaço é um convite para que crianças, adolescentes e jovens venham aqui à procura da cultura hip hop, mas também em busca de literatura, de conhecimento e de aprendizagem”, pontuou outro gestor regional do Programa, o juiz do trabalho Célio Timbó. Para o magistrado, o TRT-CE representa muito mais que processos, a Justiça do Trabalho também se preocupa com questões sociais “É um Tribunal que sai de seus gabinetes para ir ao encontro da sociedade, junto com aqueles que pensam em mundo diferente, onde todos sejam valorizados e onde crianças e adolescentes tenham oportunidades”, ressaltou.
Compareceram ao evento, artistas da região, como MCs e DJs, além de pedagogas, moradores e servidores da Justiça do Trabalho. “Esse é um espaço de resistência. Temos pouquíssimos equipamentos culturais aqui na Caucaia. A Aldeia está recebendo vários projetos e estamos nos tornando um centro de cultura para jovens periféricos. Agradecemos demais o TRT, e acreditamos que a leitura é uma ferramenta que contribui muito para a erradicação do trabalho infantil”, destacou o rapper Afrânio, que é um dos fundadores e atual coordenador da Aldeia Hip Hop.
Para a bibliotecária do TRT-CE, Rejane Façanha, disponibilizar um espaço para que crianças, adolescentes e adultos possam vivenciar experiências de leitura, representa uma oportunidade de ampliar visões de mundo, promover encontros, transformar vidas, afetos e esperança. “A Leitura é um recurso de desenvolvimento educacional, cultural e humano, e a gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho do Cearáe está contribuindo com essa ação”, salientou.
A primeira parte do projeto Partiu Aula TST foi realizada em escolas de Caucaia, em 26 de novembro do ano passado, com a participação do rapper Rafa Rafuagi e artistas de hip hop locais. Em dezembro, foi realizado um encontro na Aldeia Hip Hop. Na ocasião, uma equipe do TST, em conjunto com a gestão regional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à aprendizagem, dialogaram com artistas locais, diretores e professores das escolas que receberam a programação. A culminância do Projeto aconteceu na sede do TRT-CE, no dia 5 de dezembro, com a participação de cerca de 400 estudantes e contou a presença do ministro do TST Alberto Bastos Balazeiro, gestor nacional do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil.
De acordo com os gestores do Programa, o des. Durval Maia e o juiz do trabalho Célio Timbó, o próximo passo será a realização de visitas a escolas da região, para dialogar com professores e alunos sobre os malefícios do trabalho precoce para crianças e adolescentes e também sobre as vantagens da aprendizagem profissional. Caucaia foi escolhida como piloto para o projeto Partiu Aula TST, por ter uma das maiores populações jovens do Ceará e apresentar desafios estruturais marcados pela vulnerabilidade socioeconômica desse público.
Centro de cultura
A Aldeia Hip Hop é um espaço cultural dedicado à valorização e difusão da cultura hip hop em suas diversas expressões. O equipamento funciona como um polo de encontro, formação e produção artística para jovens locais. O espaço promove batalhas de rima, oficinas de dança, eventos e ações que fortalecem a juventude, a arte urbana e as periferias.







