Livro do TRT-CE contra o trabalho infantil chega a alunos em versão digital
- Página atualizada em 09/07/2025

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE) anuncia que trechos do livro infantil “Lauro e o menino sem chuteiras”, de autoria dos servidores Frederico Brito e Thaís Evangelista, serão utilizados em material didático digital. A iniciativa, aprovada pela presidente do TRT-CE, desembargadora Fernanda Uchoa de Albuquerque, acolhe uma solicitação da Editora FTD para inclusão de partes da obra em sua coleção "Coleção FTD Sistema de Ensino - SME - CHT - Ampliando Saberes" destinada ao 3º ano do Ensino Fundamental I.
A decisão contou com o apoio dos gestores do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTI), desembargador Durval César de Vasconcelos Maia e juiz do trabalho Antônio Célio Martins Timbó da Costa. A história de Lauro, que ajuda seu amigo a escapar da dura realidade do trabalho infantil, será disponibilizada em formato digital para milhares de crianças em todo o Brasil, visando conscientizar sobre a importância da proteção da infância e o combate à exploração infantil.
A presidente do TRT-CE ressaltou a importância de levar a mensagem de promoção dos direitos da criança e do adolescente para novos leitores em todo o país, ampliando o impacto social do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. A Editora FTD se comprometeu a enviar exemplares do material digital ao TRT da 7ª Região.
A utilização dos trechos do livro "Lauro e o menino sem chuteiras" em material didático digital representa um importante passo na disseminação da conscientização sobre o trabalho infantil.
Sinopse Lauro e o menino sem chuteiras
Lauro é um garoto que adora brincar de futebol com seus amigos e irmãos. Um dia, ele notou algo perto do campinho do seu bairro que o deixou intrigado: levando um carrinho de mão, um menino passava atarefado e cansado. Lauro então começa uma jornada para ajudar o menino sem chuteiras a deixar o trabalho infantil e a brincar com ele.
A narrativa é contada em estilo de prosa rimada, voltada para o público infanto-juvenil. Com 48 páginas, amplamente ilustrado por Arthur Morais, o livro ainda traz informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, dicas sobre estratégias para mediação de leitura e curiosidades do futebol.
Dados da obra Lauro e o menino sem chuteiras: Autores: Frederico Brito e Thais Evangelista; Colaboração: Rejane Albuquerque; Ilustrações: Arthur Morais e Diagramação: Vitória Facundo