Programa de Combate ao Trabalho Infantil foi ao CRAS Canindezinho dialogar com a comunidade
- Página atualizada em 26/06/2025

O gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho do Ceará, juiz do trabalho Célio Timbó, realizou palestra em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil - em 12 de junho, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Canindezinho, bairro localizado na periferia de Fortaleza. O evento aconteceu no dia 24 de junho, atendendo convite da coordenadora daquela unidade de assistência, Andressa Barroso de Assis.
Veja mais fotos aqui.
O evento contou com a participação de pessoas do programa de Educação de Jovens e Adultos da comunidade. O objetivo da palestra foi promover a conscientização sobre o combate ao trabalho de crianças e adolescentes, com informações relevantes para os usuários da política de assistência social, além de divulgar os canais de denúncia e de proteção à infância.
O CRAS é uma unidade pública da Política de Assistência Social onde são oferecidos serviços, programas e benefícios para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. A unidade atua na prevenção de situações de risco, fortalecendo vínculos familiares e comunitários. Os Centros são considerados a porta de entrada para a Assistência Social, e são vinculados à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza.
Palestra e blitz

O gestor Célio Timbó também se reuniu, na quinta-feira (26/6), com bibliotecários do Serviço Social do Comércio – Sesi. O objetivo do encontro, realizado na Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, foi apresentar o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e o material dedático que eles vão dispor para divulgação em ações a serem realizadas nos dias 16 e 17 de julho na região metropolitana de Fortaleza.
Veja mais fotos aqui.
A gestão regional do Programa, juntamente com a equipe de profissionais do Sesi, irão promover um evento de dois dias. O dia 16 de julho será dedicado a palestras com dirigentes a gestores, professores e jovens do programa de aprendizagem da empresa calçadista Vulcabrás, que está localizada na cidade de Horizonte. A fábrica emprega mais de 11 mil trabalhadores no Ceará e é especializada na produção de calçados esportivos.
Já no dia 17, será realizada uma blitz na cidade de Horizonte para distribuição de material educativo e esclarecimentos à população da cidade sobre prevenção e combate ao trabalho precoce de crianças e adolescentes. A blitz literária, com a participação das equipes do Programa da Justiça do Trabalho e do Sesi, será realizada nos três turnos: manhã, tarde e à noite.
De acordo com o juiz do trabalho, a escolha do local para os dois dias de evento tem a finalidade de expandir as ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Neste mês de junho, como parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho do Ceará também promoveu uma roda de conversa com um grupo de 35 aprendizes da Associação Beneficente O Pequeno Nazareno. A entidade está localizada na periferia de Fortaleza