Simpósio Internacional de Educação Médica debate trabalho decente dos profissionais de saúde
- Página atualizada em 06/10/2025
O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) foi sede do I Simpósio Internacional de Educação Médica e Trabalho Decente dos Profissionais de Saúde. O evento aconteceu no dia 2 de outubro, no auditório da Escola Judicial, com o objetivo de refletir sobre a busca da excelência na formação médica e dos profissionais que compõem as equipes de saúde. Palestras e debates deram enfoque especial às condições de trabalho decente para as categorias de profissionais que cuidam da saúde da população.

Veja maiss fotos aqui.
O evento teve o apoio e a coordenação de um dos gestores regionais do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, desembargador Francisco José Gomes da Silva. O magistrado é vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE). Participaram do Simpósio, instituições de ensino, gestores, professores e estudantes com o propósito de contribuir para formação ética dos profissionais de saúde, além de somar esforços para vencer os desafios do exercício profissional, com dignidade e necessário reconhecimento.
“Este é o primeiro de uma série de eventos que faremos com intuito de ampliar os nossos estudos a respeito do ensino médico e dos profissionais de saúde, reunindo também a causa do trabalho decente, que compõe a 8ª ODS das Organizações das Nações Unidas”, declarou uma das coordenadoras do Simpósio Internacional, a psiquiatra Francinete Alves de Oliveira Giffoni. A médica, que também é pesquisadora da área de saúde coletiva, falou sobre o propósito de levar o Simpósio para o interior do estado. “Queremos discutir iniciativas locais para a melhoria da saúde da população”, afirmou.
A palestra magna do Simpósio foi ministrada pelo servidor do TRT-CE, Jorge Cardoso, que na solenidade representou o desembargador Francisco José Gomes da Silva. Ele falou sobre “Inovação, Humanização e Condições de Trabalho para os Profissionais de Saúde". Na sequência, a vice-reitora da Uninta, Lara Martins Rodrigues, proferiu a palestra "Os Pilares Fundamentais na Educação Médica, Desafios Éticos e Laborais".
A coordenação do Seminário Internacional partiu da premissa de que a excelência no atendimento à saúde é indissociável da dignidade e do respeito aos seus trabalhadores. Não é possível exigir o máximo em competência e dedicação de médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, psicólogos e demais profissionais sem que lhes sejam garantidas condições laborais justas, que incluem salários adequados, carga horária humana, segurança e infraestrutura de trabalho apropriadas.
Além de palestras, também houve mesas redondas e o painel final que abordou o tema “Do Domínio do Saber ao Sucesso: Traçando um Roteiro de Excelência na Carreira Médica". O responsável pelo painel foi o cirurgião plástico Salustiano Gomes de Pinho Pessoa. O segundo tema ficou a cargo do advogado e professor Fernando Firmeza. Ele tratou dos “Percursos Internacionais de Formação e Carreira em Saúde".

Mesa de honra
Mesa de honra foi composta pelo vice-presidente do TRT-CE, desembargador Francisco José Gomes da Silva, que no ato foi representando por seu assessor, Jorge Cardoso; pela procuradora de Justiça do Estado Ceará e presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa Saúde, Isabel Maria Salustiano Arruda Porto; pela pró reitora de graduação do Centro Universitário Uninta e diretora de centro de humanas e exatas daquela universidade, Elisa Angélica Spíndola Rodrigues Pontes; pela secretária de saúde de Sobral, Michelle Alves Pontes; pela médica e coordenadora do Simpósio, Francinete Alves de Oliveira Giffoni.
O Simpósio foi transmitido pelo canal da Dra. Francinete Giffoni no YouTube.