Definição de Termo: Premissa
Descrição Principal

Premissas são fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais ou certos sem prova ou demonstração. As premissas afetam todos os aspectos do planejamento do projeto e fazem parte da elaboração progressiva do projeto. Freqüentemente, as equipes do projeto identificam, documentam e validam as premissas durante o processo de planejamento. Geralmente, as premissas envolvem um grau de risco.

Exemplos de premissas:

  • O dólar deve se manter estável entre R$ 1,80 a R$2,10 durante o período do projeto;
  • Os recursos financeiros do projeto devem ser liberados em até março de 2007 para as aquisições.
  • A WAN deve estar implementada quando da finalização do projeto de E-Learning da Justiça do Trabalho.

Observações importantes:

Premissa deve ser externa ao projeto ou não gerenciável pelo mesmo, pois se for interna ao projeto deverá constar do escopo o seu tratamento. Nos exemplos acima a taxa do dólar é externa e não gerenciável pelo projeto. Os recursos financeiros são liberados por outro setor que não o que gerencia o projeto. Ter a WAN implementada, no exemplo acima, é responsabilidade de outro projeto conduzido por outro setor.

Premissa não é uma predecessora do projeto, isso é, não implica em algo que tem que ser feito antes de outra durante o projeto. Se dentro do projeto uma atividade precisa de outra ou se um produto deve preceder outro, isso não é uma premissa. Será tratado na parte de cronograma.

Premissa não é pré-requisito. O pré-requisito é um requisito de produto(s) do projeto que devem ser especificados quando da descrição do produto.

Toda premissa gera um risco, que será tratado apropriadamente quando forem tratados os riscos.

Informações Adicionais