Um tipo de contrato que envolve o pagamento (reembolso) pelo comprador para o fornecedor pelos custos reais do
fornecedor acrescidos de uma remuneração que normalmente representa o lucro do fornecedor. Os custos geralmente são
classificados como custos diretos ou indiretos.
Custos diretos são custos incorridos para o benefício exclusivo do projeto, como os salários da equipe que trabalha em
tempo integral para o projeto. Custos indiretos, também chamados de “overhead”, custos gerais ou custos
administrativos, são os custos alocados para o projeto pela organização executora como um custo de realização do
negócio, como os salários dos gerentes indiretamente envolvidos no projeto e o custo dos serviços públicos de
eletricidade do escritório. Geralmente, os custos indiretos são calculados como um percentual dos custos diretos.
Os contratos de custos reembolsáveis freqüentemente incluem cláusulas de incentivo em que, se o fornecedor atingir ou
superar os objetivos selecionados para o projeto, como metas do cronograma ou custo total, receberá do comprador um
incentivo ou pagamento de bônus.
|