Escola Judicial TRT7

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Projeto Pedagógico - Perfil a ser desenvolvido

Índice de Artigos

Perfil a ser desenvolvido

A Escola Judicial da 7a Região, em consonância com o Planejamento Estratégico do Tribunal, definirá suas ações tendo em vista o desenvolvimento das competências definidas pela prática jurisdicional, que compõem os perfis dos magistrados e dos servidores que apoiam a realização das atividades-fim, a seguir explicitados.

Perfil do Magistrado

O perfil do Magistrado que orientará o planejamento e a implementação das atividades formativas da Escola Judicial, na Formação Inicial e na Formação Continuada, é composto pelas seguinte competências:

  1. Atuar compreendendo criticamente a complexidade das relações sociais e de trabalho na sociedade contemporânea;
  2. Identificar e posicionar-se criticamente frente aos valores sociais e jurídicos envolvidos nas questões sob sua apreciação;
  3. Comunicar-se, dialogar e firmar boas relações interpessoais no ambiente de trabalho;
  4. Perceber-se como sujeito na atuação profissional e aprimorar-se de forma continuada;
  5. Gerir o próprio trabalho e a unidade jurisdicional sem perder de vista as condições de tecnologia e infraestrutura necessárias a sua realização;
  6. Atuar com ética e presteza;
  7. Mediar conflitos individuais e coletivos;
  8. Decidir de forma fundamentada e com linguagem clara, levando em consideração o contexto social e econômico em que se insere o conflito de interesses;
  9. Apreender com profundidade e aplicar a dogmática jurídica;
  10. Compreender e intervir no conflito social, buscando o efetivo acesso aos bens materiais e imateriais atribuídos pelos direitos;
  11. Trabalhar com o conceito de litigiosidade de massas e de coletivização do processo.

Perfil do servidor que apoia a realização das atividades-fim

O perfil do Magistrado que orientará o planejamento e a implementação das atividades formativas da Escola Judicial, na Formação Inicial e na Formação Continuada, é composto pelas seguinte competências:

  1. Contribuir para a efetividade e qualidade nos serviços prestados ao cidadão;

  2. Adequar-se às mudanças de cenários internos e externos, presentes e futuros da organização;
  3. Relacionar o trabalho aos objetivos institucionais e estratégicos, identificando o impacto de suas ações sobre a totalidade do trabalho;
  4. Propor soluções inovadoras para a melhoria do desempenho da unidade;
  5. Redigir minutas de decisão, com clareza, objetividade e concisão, nos termos da legislação em vigor;
  6. Usar de forma eficaz, programas, ferramentas, sistemas e meios eletrônicos para análise, pesquisa e gestão, buscando apresentar efetividade na realização do trabalho;
  7. Relacionar-se com o público interno e externo de forma cortês, respeitosa e profissional;
  8. Trabalhar em equipe, demonstrando capacidade de cooperar com colegas e superiores;
  9. Contribuir para a solução de conflitos na unidade, negociando posicionamentos quando necessário;
  10. Responsabilizar-se pela capacitação permanente, de modo compartilhado com todas as áreas da organização;
  11. Compartilhar aprendizagens;
  12. Promover a qualidade de vida no trabalho;
  13. Comunicar-se de forma clara, precisa e concisa;
  14. Zelar pela segurança da informação.
Última Atualização: Quarta, 22 Abril 2015 13:57 Lido 21436 vez(es)