Memorial da Justiça do Trabalho do Ceará

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • Acessível por Libras

Apresentação

     O Memorial da Justiça do Trabalho tem como princípios preservar e difundir a memória institucional por meio de atividades culturais, educativas e técnicas. Atua nos campos da História, Memória, Trabalho e Cidadania, tendo seu acervo como referência permanente. A formação e desenvolvimento da coleção são realizados a partir de doações e coletas sistemáticas em todas as instâncias do Tribunal, na capital e no interior.
     O acervo é formado, em sua origem, a partir de um princípio colecionista de insígnias, medalhas e objetos distintivos de magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, mobiliário institucional do Pleno do Tribunal e outros em conexão com a memória do judiciário no Ceará. Conta ainda com um acervo iconográfico e algumas centenas de documentos: livros de atas de audiência de junta de conciliação, atas de audiência de dissídios coletivos, livros de ofícios expedidos pelas juntas de conciliação e julgamento, livros de ponto, de protocolo, brochuras, excertos biográficos, fragmentos de jornais, certificados honoríficos.
     Compõe também o fundo documental do Memorial, um acervo de processos trabalhistas produzidos no âmbito da Justiça do Trabalho no Ceará entre os anos de 1939 e 1995. Destaque para as ações rescisórias, dissídios coletivos de sindicatos de empregados dos transportes urbanos, da construção civil, da indústria de fiação e tecelagem, dos bancários, trabalhadores da indústria termo-elétrica, entre outros processos que documentam os conflitos trabalhistas do século XX.

Exposições e eventos

     Abaixo você pode ver algumas fotos das exposições e eventos realizados no âmbito do Memorial da Justiça do Trabalho.

Última Atualização: Quarta, 24 Maio 2017 09:05 Lido 3823 vez(es)  

Usuários Online

Temos 52 visitantes online