logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Servidoras do TRT-7 participam de coletânea literária "Para Sempre Criança"

A Escola Judicial (Ejud-14) do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) lançou, com transmissão no Youtube, a terceira edição do e-book "Para Sempre Criança", que celebra a infância e a riqueza da ancestralidade indígena. A obra contou com a participação de duas servidoras do TRT-7, Anastacia Theophilo (6ª VT de Fortaleza) e Thais Evangelista (Seção de Auditoria de Gestão de Pessoas, Benefícios e Orçamento). O objetivo do projeto é sensibilizar o público sobre a importância do conhecimento das tradições indígenas e como elas podem contribuir para um futuro melhor.

A nova coletânea de poemas é uma homenagem à infância e às tradições do povo Shane Kaya, que habita a região do estado do Acre. O livro traz fotos de crianças da aldeia e também de magistrados e servidores (quando eram crianças) que contribuíram com suas poesias inspiradoras para a produção do material. Confira o e-book clicando aqui.

A servidora Thais Evangelista é autora, junto de seu marido Frederico Brito, dos livros "Lauro e os Palhacinhos do Sinal" e “Lauro e o Menino sem Chuteiras”, ambos com temática infantil e de combate ao trabalho de menores. Incentivada pelo projeto Odisseias Literárias, ela ampliou sua escrita e foi vencedora do XV Concurso Literário de Poesias Casimiro de Abreu com a poesia “Meninos de pés no chão”, a mesma que integra a coletânea. “Iniciativas como essa, assim como a do Odisseias promovida pelo TRT-7, são importantes para promoção da cultura e da valorização do talento do corpo funcional. Eu, por exemplo, participo de todas as edições do Odisseias Literárias”, conta a escritora.

A servidora Anastacia Theophilo também é frequentadora assídua das iniciativas literárias do TRT-7. Ela recebeu o convite, aberto a servidores de todos os Tribunais Regionais do Trabalho, para contribuir com a coletânea e comemorou a escolha de mais um texto seu para publicação. “É muito gratificante. Geralmente os projetos literários são mais restritos, então quando eles acontecem, nós temos essa oportunidade de publicar nossos escritos e deixar registrado como parte do nosso caminho, da nossa história, e parte da história do TRT-7. É importante que os Tribunais incentivem a questão da literatura sempre”, concluiu a servidora.

Um dos coordenadores do projeto, Vicente Angelo Silveira Rego, juiz titular da Vara do Trabalho de Feijó/AC, destaca na obra a cultura e as experiências do povo Shane Kaya. “O livro nos lembra das experiências singelas da infância e da conexão com a floresta. Através desses poemas, somos convidados a explorar as diferentes infâncias que habitam em nós e a honrar as culturas dos povos originários. Essas culturas não apenas encantam pela sua beleza, mas também nos presenteiam com sabedoria e as raízes profundas de nossa nação”, explica o magistrado.

Juiz Vicente Angelo Silveira Rego, um dos coordenadores do projeto, com criança Shane Kaya

Sobre a aldeia Shane Kaya

A aldeia foi fundada em 2014 com a missão de preservar e fortalecer suas práticas culturais ancestrais Shanenawa. Com milhares de anos de história, esse povo indígena exerce suas culturas sociais de maneira desenvolvida, promovendo a coletividade, a alegria e a conexão com o meio ambiente ao longo de todas as fases da vida.

A aldeia Shane Kaya tem se dedicado à promoção de ações para a salvaguarda de seu patrimônio material e imaterial Shanenawa, incluindo espaços culturais, como a casa de banho medicinal, a casa de feitio de medicinas, alojamento, cozinha coletiva, banheiro, trilha ecológica, uma área de plantio medicinal de UNI/KAWA e o centro Hunãti.

Naynawa Shanenawa, líder espiritual da aldeia, ressalta na obra a importância de respeitar e cuidar das crianças, que representam o futuro, e da herança cultural dos povos indígenas.

Aldeia Shane Kaya

Com informações da Secretaria de Comunicação do TRT-14 (RO/AC)