logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT-7 alcança o nível de excelência no índices de governança de tecnologia da informação

De acordo com os resultados do Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) de 2023, a Justiça do Trabalho do Ceará apresentou, pela primeira vez na série histórica, o nível de excelência, o mais elevado.

A ferramenta avalia anualmente a maturidade e competência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos órgãos do Poder Judiciário. Trata-se de um esforço conjunto que envolve a contribuição de vários órgãos, que são classificados de acordo com o seu grau de maturidade: “Baixo”, “Satisfatório”, “Aprimorado” e “Excelência”

“Conforme série histórica, o TRT-7 vem avançando, ano após ano, em seus resultados no iGovTIC-JUD, através do aprimoramento das práticas de governança, gestão e infraestrutura de TIC”, aponta Jonathan Maia, secretário de tecnologia da informação e comunicação da Justiça do Trabalho do Ceará.

 

 

iGovTIC-JUD

O Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) é um diagnóstico anual para aferição do nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento especificadas. Registra, portanto, a evolução dos viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário.

A avaliação dos indicadores teve a participação de 93 órgãos classificados de acordo com as notas obtidas entre os níveis de maturidade “Baixo”, “Satisfatório”, “Aprimorado” e “Excelência”. O Índice Excelência, alcançado pelo TRT-7 (valor 91,03), é conferido aos órgãos com avaliação superior ou igual a 90%. As perguntas do iGovTIC-JUD foram reformuladas para contemplar a nova estratégia de TIC para o sexênio 2021-2026.

Em 2023, o iGovTIC-JUD trouxe avanços como o envolvimento das áreas de negócio no levantamento e a atualização dos critérios de mensuração. No TRT-7, os representantes das áreas de negócio que compõem o Comitê de TIC expressaram sua visão sobre o valor que a área de TIC agrega.

O painel com os resultados de todo o Poder Judiciário pode ser acessado neste link.

Entre os Tribunais Trabalhistas de Médio Porte, pelo segundo ano consecutivo o TRT-7 permanece com o segundo maior índice:

 

 

 

 

A Justiça do Trabalho também figura com a segunda maior média entre os segmentos do Poder Judiciário:

 

 

 

 

 

A avaliação do TRT-7 em 2023, além de superior à média da Justiça do Trabalho, também é superior à média dos órgãos do Poder Judiciário de médio porte:

De acordo com Adrienne Ramos Garcia, diretora da Divisão de Apoio à Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DAGTIC), a governança é um processo contínuo que exige esforço e cooperação. “O alcance do nível de excelência do TRT-7 no iGovTIC-JUD, se deve, principalmente, ao comprometimento e à colaboração dos servidores que compõem a Setic”, comentou a servidora.
 
“A DAGTIC vem monitorando diversas atividades necessárias à manutenção e evolução do índice, tais como: Planejamento de TIC, Políticas e Diretrizes, Conformidade, Gestão Orçamentária, Contratação, Capacitação e Gestão de Pessoas. Essas ações de governança contribuem para garantir transparência, credibilidade e eficiência da Secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic)", conclui a gestora.