logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Ação do TRT-7 com clube Fortaleza é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

Uma ação da gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTI) da Justiça Trabalhista do Ceará, em parceria com o Fortaleza Esporte Clube, foi anunciada como finalista do XXI Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ), na categoria “Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público”. É o 4º ano consecutivo  - sendo o 3º na mesma categoria - em que ações de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) concorrem à premiação, que envolve órgãos e entidades do Sistema de Justiça de todo o Brasil. Assista abaixo ao vídeo da ação finalista:

Finalistas do Prêmio Nacional Comunicação e Justiça - categoria Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público

Neste ano, o PNCJ recebeu recorde de inscrições, com 400 trabalhos submetidos. Na categoria em que o TRT-7 é finalista, foram 64 projetos inscritos, configurando a categoria mais concorrida. O trabalho cearense concorre com projetos do Ministério Público do Paraná e do Tribunal Superior Eleitoral. Os vencedores serão anunciados no dia 10 de novembro, durante o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), em Belém (PA).

Campanha

Para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho) de 2022, o TRT-7 firmou parceria com o Fortaleza Esporte Clube, tradicional time de futebol da capital cearense. A campanha consistiu em uma ação interativa realizada durante uma manhã.

Uma caixa grande foi deixada no hall de passagem do Fórum Autran Nunes, onde ficam localizadas as varas do trabalho de Fortaleza, simulando uma campanha de doação para crianças. A caixa dizia: “tudo para uma infância feliz”. Mas em vez de brinquedos e livros, a caixa continha ferramentas de trabalho, máquinas e EPIs. Uma promotora da ação convidava os transeuntes a participar da campanha de doação, apontando para a caixa. Tudo isso sendo gravado com câmeras e microfones escondidos.

Panfleto distribuído durante a ação
Panfleto distribuído durante a ação

A ideia era registrar a reação das pessoas perante aqueles objetos que supostamente estavam sendo destinados a crianças. Houve registros de estranhamento e indignação. Após a reação das pessoas, a promotora revelava a intenção da ação e entregava um panfleto explicativo, conscientizando sobre os males do trabalho infantil. O vídeo com a reação das pessoas foi lançado no dia 12 de junho no telão do estádio Castelão, no jogo Fortaleza x Atlético-PR. Depois, foi divulgado no site e nas redes sociais do TRT-7 e do clube Fortaleza.

PNCJ

O PNCJ é uma premiação promovida pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, instituição sem fins lucrativos composta por profissionais de comunicação que atuam em órgãos do Poder Judiciário, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Contas e associações afins. Tem como missão colaborar para a construção de instituições do Sistema de Justiça mais democráticas e efetivas, nas quais a comunicação esteja a serviço do cidadão.

Os trabalhos são avaliados por um júri técnico, composto por convidados da imprensa, de agências, docentes e profissionais de outras organizações ligadas à comunicação pública. Os três trabalhos melhor avaliados pelos jurados em cada categoria são anunciados como finalistas. Os vencedores ganham troféu e certificado.

Nesta vigésima primeira edição do Prêmio, apenas o TRT-7 e o TST representam a Justiça Trabalhista entre os finalistas. Os cearenses também estão representados na premiação com três trabalhos da Defensoria Pública do Ceará e um do Tribunal de Justiça do Ceará. Veja a relação completa dos finalistas aqui.

O TRT-7 já teve trabalhos de Comunicação Social finalistas no PNCJ outras onze vezes: em 2009 (Projeto Temático); em 2010 (Programa de TV); em 2013 (Artigo Acadêmico - vencedor); em 2015 (Artigo Acadêmico - vencedor - e Vídeo Institucional); em 2017 (Artigo Acadêmico - vencedor); em 2020 (Artigo Acadêmico, Programa de TV e Publicação Impressa Especial); em 2021 (Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público); e em 2022 (Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público).

Ficha técnica

“TRT-7 e Fortaleza Esporte Clube no Combate ao Trabalho Infantil”
Equipe da Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-7: Hugo Cardim, Jamille Ipiranga, Carlos Barbosa, Odenes Uchoa e Solange Benevides
Equipe do Marketing do Fortaleza: Sidarta Arruda, Harrison Farias, Wládia Lélis, Bruno Oliveira, Matheus Amorim e Igor Mendes
Supervisão: desembargador Paulo Régis Machado Botelho e juíza do trabalho Karla Yacy (gestores regionais do PCTI - gestão 2021-2022)