logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará está localizado na capital cearense, Fortaleza, e é responsável pelo julgamento de recursos contra decisões das varas do trabalho. Julga também ações que se originam na própria Corte, como dissídios coletivos de categorias organizadas regionalmente e ações rescisórias de decisões suas ou das varas.

O TRT/CE é composto por 37 varas do trabalho (1º grau), 14 gabinetes de desembargadores (2º grau), 3 Turmas Recursais (2º grau), 2 seções especializadas (2º grau) e Tribunal do Pleno, todos operando com o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe).

O edifício-sede utiliza uma bela construção, réplica da casa cinematográfica de "E O Vento Levou", adquirida da família Jucá, no início dos anos 70. Nele funcionam hoje a Presidência, a Vice-Presidência, a Corregedoria, o Tribunal Pleno e as secretarias das Turmas.

O Anexo 1, com frente para a Rua Desembargador Leite Albuquerque, reúne todos os setores de atividades jurisdicionais, gabinetes de desembargadores, a Divisão de Cadastramento Processual (Protocolo), a Secretaria Judiciária, as Divisões de Cálculos e Liquidação Judicial, de Acórdãos e Recursos, a Divião de Precatórios, a Secretaria de Tecnologia da Informação, a Divisão de Segurança e Transporte, a Ouvidoria e o Cerimonial.

No Anexo 2, com entrada pela Rua Vicente Leite, estão os principais setores administrativos, como a Diretoria-Geral, a Secretaria de Administração, a Divisão de Orçamento e Finanças, a Divisão de Saúde, a Secretaria de Gestão Estratégica, a Secretaria de Gestão de Pessoas, a Secretaria de Controle Interno, a Divisão de Engenharia, a Divisão de Material e Logística, a Escola Judicial, a Divisão de Comunicação Social e a Biblioteca.

Varas do Trabalho

As varas trabalhistas têm como função primordial julgar dissídios individuais, que são controvérsias surgidas nas relações de trabalho entre o empregador (pessoa física ou jurídica) e o empregado (sempre pessoa física). Esse conflito chega à vara na forma de reclamação trabalhista.

A jurisdição da vara abrange geralmente um ou alguns municípios, sendo competente para julgar o conflito trabalhista aquela da localidade onde o empregado, seja reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado em outro local. A vara compõe-se de um juiz do trabalho titular e um juiz do trabalho substituto, além do diretor de secretaria e servidores.

Atualmente, a Justiça do Trabalho no Ceará conta com 37 Varas do Trabalho, sendo 18 localizadas em Fortaleza e 19 nos municípios de Aracati, Baturité, Caucaia (duas unidades), Crateús, Eusébio, Iguatu, Juazeiro do Norte (três unidades), Limoeiro do Norte, Maracanaú (duas unidades), Pacajus, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Sobral (duas unidades) e Tianguá.

Composição