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Roteiro Prático para Adminstração do Projeto

     Administrar um projeto, em resumo, significa planejar, executar e controlar as fases de seu ciclo de vida. Esses processos da administração de um projeto (também chamados processos do projeto) são necessários para o projeto todo e para cada fase de seu ciclo de vida. Em termos práticos conforme resumido na figura abaixo, para administrar um projeto você deve:

        PLANEJAMENTO   -------->       EXECUÇÃO    -------->    ENCERRAMENTO

  • Justificativa

  • Definição dos resultados

  • decisões sobre tempo, custo, risco etc.

  • Previsão de recursos

  • Aquisição, organização e mobilização dos recursos

  • Realização das atividades planejadas

  • Controle do desempenho

  • Entrega do produto e transição para operação

  • Desmobilização da equipe

  • Encerramento administrativo

      

  • Planejar o projeto, começando com definições básicas de escopo, prazo e custo. O plano básico do projeto evolui para incluir outras e eventualmente todas as áreas do conhecimento, dependendo da complexidade do empreendimento.

  • Executar o projeto, realizando as atividades previstas no plano.

  • Encerrar o projeto, com a entrega do produto e a finalização dos procedimentos administrativos.

FONTE: (MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração de Projetos - como transformar ideias em resultados - 4a edição – São Paulo: Atlas 2010 - p. 38)