logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Justiça do Trabalho do Ceará inaugura espaço próprio para guarda e conservação de processos arquivados

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), desembargador Plauto Porto, inaugurou, na quinta-feira (14/11), espaço destinado ao acervo arquivístico de processos judiciais e administrativos do TRT/CE. O novo prédio faz parte do complexo do Fórum Autran Nunes, que fica no Centro de Fortaleza, e está equipado com modernos equipamentos para guarda e conservação de processos físicos arquivados.

Veja mais fotos aqui.

“A proximidade do acervo processual, sem dúvidas, trará benefícios às unidades jurisdicionais, servidores, advogados, pois proporcionará consultas imediatas com menos desperdício de energia e tempo”, afirmou o presidente do TRT/CE. O magistrado ressaltou que os processos arquivados ficavam armazenados em um galpão alugado, localizado em um bairro distante das instalações da Justiça do Trabalho, e não possuía os requisitos técnicos para a guarda dos documentos.

O novo espaço de 300 metros quadrados, equipado com 332 estantes de metal, abrigará cerca de 250 mil processos. O galpão metálico projetado pela Divisão de Manutenção de Projetos do TRT/CE recebeu telhas termoacústicas e translúcidas para aproveitamento da iluminação natural e economia de energia elétrica, além de equipamentos de segurança e combate a incêndios.

O espaço ficará sob a guarda da Seção de Gestão Documental, que é coordenada por Ana Virgínia de Lucena. Segundo a servidora, o arquivo inaugurado permitirá aos profissionais que atuam na unidade uma excelência na prática da gestão documental. “Este prédio não é apenas um depósito de papel, este é um lugar de guarda, onde deixamos para a prosperidade um retrato fiel do nosso trabalho enquanto servidores do Estado”, afirmou Ana.

Para o diretor do Fórum Autran Nunes, juiz do trabalho Francisco Fortuna, além da redução de custos com aluguel e manutenção de galpão, a localização das novas instalações do arquivo vai facilitar o atendimento a advogados, servidores, estudantes e jurisdicionados que necessitam ter acesso a autos arquivados. “Felizmente hoje está sendo inaugurado este moderno e adequado prédio para guardo do acervo arquivístico de nosso Regional, o que facilitará o acesso daquelas pessoas que precisam consultar autos arquivados, além de importar em redução de despesa para o Tribunal”, ressaltou.

A solenidade contou a presença de magistrados, advogados, servidores e estagiários. O descerramento da placa inaugural foi realizado pelo presidente do TRT/CE, desembargador Plauto Porto; pelo diretor do Fórum Autran Nunes, juiz do trabalho Francisco Fortuna; pelo presidente da Associação do Magistrados da Justiça do Trabalho do Ceará, juiz do trabalho Ronaldo Solano Feitosa; e pelo presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Ceará, Marcelo Pinheiro.