Gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil inaugura exposição no Fórum Autran Nunes

As gestoras regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Regina Gláucia e a juíza do trabalho Karla Yacy, inauguraram nesta sexta-feira, no Fórum Autran Nunes, a exposição “Infância de Memórias”, da artista plástica Eliana Maria Batista Suraty. A iniciativa integra as ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem para o mês das crianças.

Veja mais fotos aqui.

A exposição “Infância e Memórias – Despertando a criança anterior” é dirigida para o público em geral e tem o objetivo de proporcionar aos adultos recordações do tempo de infância, e para as crianças, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o passado de uma etapa muito importante para o desenvolvimento humano. As 15 telas, que compõem o acervo, tratam de brincadeiras antigas e lúdicas que fizeram parte da vida de muitos adultos.

A mostra “Infância e Memórias – Despertando a criança anterior”, ficou exposta no TRT/CE no período de 8 a 14 de outubro e ficará no Fórum Autran Nunes até o dia 21 de outubro.

Espaço literário

Ainda como parte das ações de combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem em alusão ao mês das crianças, foram criados espaços de leitura no Fórum Trabalhista e em algumas bibliotecas comunitárias da Rede Jangada Literária. Nesses espaços, a população terá acesso a revistas, cartilhas, folders e demais materiais educativos, com conteúdo esclarecedor sobre a problemática do trabalho infantil e a necessidade de promover o estímulo à aprendizagem das crianças e jovens.

Mais exposições

Mais duas exposições em homenagem às crianças foram inauguradas, no dia 11 de outubro, pela gestão do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Com os temas “Um Mundo sem Trabalho Infantil” e “Toda Criança é Criança em Qualquer Lugar do Mundo”, as mostras estão em exibição até o final do mês de outubro, no North Shopping Fortaleza.

A exposição “Um Mundo sem Trabalho Infantil” reúne 12 painéis que retratam com textos, ilustrações, charges e fotografias a realidade de milhares de crianças brasileiras submetidas ao trabalho precoce. A mostra, que é itinerante, foi montada pela primeira vez em 12 de junho de 2016, em Brasília, no Tribunal Superior do Trabalho, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e já percorreu vários estados.

Já a exposição “Toda Criança é Criança em Qualquer Lugar do Mundo” reúne fotografias de servidores, advogados e de profissionais que registraram crianças brincando em diversos países. A ideia é mostrar que brincadeiras de rua, banho de rio, futebol e outras brincadeiras ao ar livre são comuns a todas as crianças, em qualquer parte do mundo, e são algumas das atividades consideradas importantes para o processo de aprendizagem infantil.