logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem inaugura exposições em homenagem às crianças

A Justiça do Trabalho do Ceará, por meio da gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, inaugurou, na sexta-feira (11/10), duas exposições em homenagem às crianças. Com os temas “Um Mundo sem Trabalho Infantil” e “Toda Criança é Criança em Qualquer Lugar do Mundo”, as mostras ficarão em exibição até o final do mês de outubro, no North Shopping Fortaleza.

Veja mais fotos do evento aqui.

Em sua fala de inauguração das exposições, o presidente do TRT/CE, desembargador Plauto Porto, agradeceu às gestoras do Programa, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante e a juíza do trabalho Karla Yacy. Ele também fez um agradecimento especial à direção do North Shopping pela colaboração. “É importante fomentar uma reflexão na sociedade sobre o tema. Essas exposições são de suma importância, pois mostram a temática do trabalho infantil. Trabalho infantil que traz muitos males, porque quebra etapas naturais do desenvolvimento das crianças, e traz reflexos negativos para a vida delas”, ressaltou.

A exposição “Um Mundo sem Trabalho Infantil” reúne 12 painéis que retratam com textos, ilustrações, charges e fotografias a realidade de milhares de crianças brasileiras submetidas ao trabalho precoce. A mostra, que é itinerante, foi montada pela primeira vez em 12 de junho de 2016, em Brasília, no Tribunal Superior do Trabalho, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e já percorreu vários estados.

Já a exposição “Toda Criança é Criança em Qualquer Lugar do Mundo” reúne fotografias de servidores, advogados e de profissionais que registraram crianças brincando em diversos países. A ideia é mostrar que brincadeiras de rua, banho de rio, futebol e outras brincadeiras ao ar livre são comuns a todas as crianças, em qualquer parte do mundo, e são algumas das atividades consideradas importantes para o processo de aprendizagem infantil.

“O Brasil assumiu um compromisso, junto à Organização Internacional do Trabalho, para erradicar toda forma de trabalho infantil, e isso só será possível por meio de uma revolução cultural como aconteceu em outros países”, afirmou uma das gestoras do Programa juíza do trabalho Karla Yacy. Segundo a magistrada, para que a erradicação do trabalho infantil venha a concretizar-se, é necessário a união do Estado e da sociedade, pois a responsabilidade é de todos.

Esse também é o entendimento do procurador do trabalho Antonio de Oliveira Lima. “Precisamos multiplicar essas ações pela cidade, pelo estado e pelo país. São experiências interessantes, mas que precisam envolver toda a sociedade nesse processo”, afirmou. Para o procurador, apesar de o Ceará ser destaque nos avanços de combate ao trabalho infantil, ainda há grandes desafios, principalmente na identificação das crianças e adolescentes que estão em situação de trabalho irregular.

Programa

O Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho foi criado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em novembro de 2013. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver, em caráter permanente, ações voltadas para a erradicação do trabalho infantil e para adequação profissional de adolescentes. O Programa conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho e da Ordem dos Advogados do Brasil

Serviço

Exposições Um Mundo sem Trabalho Infantil e
Toda Criança é Criança em Qualquer Lugar do Mundo

Local: North Shopping (Av. Bezerra de Menezes, 2450)
Período: até o final do mês de outubro