Direitos trabalhistas dos caminhoneiros são o tema do programa de TV do TRT/CE deste sábado (28/9)

O programa de TV do TRT/CE Justiça do Trabalho deste sábado (28/9) tem como tema "Direitos trabalhistas dos caminhoneiros". Os convidados desta edição são o desembargador do TRT/CE Francisco José Gomes e o vice-presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Ceará (Sindicam), José Tavares. O programa é exibido na TV Ceará às 14h30 do sábado e na sexta-feira, na TV Fortaleza, também às 14h30.

Desde 2015, existe no Brasil a Lei nº 13.103, popularmente conhecida como Lei dos Caminhoneiros. Entre os direitos trabalhistas garantidos por essa legislação estão a regulação e o controle da jornada de trabalho, o tempo de descanso, adicional noturno, repouso semanal, entre outros.

Vale destacar que, em muitos casos, caminhoneiros trabalham mediante condições perigosas, com agentes nocivos, neste caso fazem jus ao adicional de periculosidade ou, em alguns casos, insalubridade. Os caminhoneiros carregam em suas caçambas não apenas o peso relativo às cargas, mas uma das profissões de maior impacto no fluxo econômico do país. Afinal, o tráfego rodoviário é um dos mais requisitados serviços de transporte, responsável pela destinação de cerca de 70% de toda a produção nacional.

Programa de TV do TRT/CE

Produzido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, o programa de TV do TRT/CE Justiça do Trabalho tem formato de debate e aborda temas relacionados ao Direito Trabalhista. Há dez anos no ar, o programa tem meia hora de duração e busca explicar, de forma didática, os fatos de que trata a Justiça do Trabalho e o mercado de trabalho.

O programa é estruturado com uma reportagem que introduz o tema do dia e, no estúdio, juristas e especialistas convidados fazem a análise do assunto. A apresentação é da jornalista Camilla Andrade e as reportagens são do jornalista Leonardo Marinho. A produção das pautas é da Divisão de Comunicação Social do TRT/CE.
Os telespectadores podem sugerir pautas para o programa pelo e-mail justicadotrabalho@trt7.jus.br ou pelo telefone (85) 3388-9426.

Exibição

TV Ceará
Sábados às 14h30
Canais: 5 (TV aberta digital e Vivo/GVT) e 17 (Multiplay/NET)

TV Fortaleza
Sextas-feiras às 14h30
Canais: 61.4 (TV aberta digital) e 6 (Multiplay)

Assista a edições anteriores do programa no nosso canal do Youtube AQUI.