logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Presidente do TST reúne-se com presidente da Comissão Mista de Orçamento e com o relator-geral do orçamento da Câmara

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira, e o vice-presidente do TST e do CSJT, ministro Renato de Lacerda Paiva, receberam, nesta quarta-feira (18/9), a visita do senador Marcelo Castro (PMDB-PI), presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, e do deputado federal Domingos Neto (PSD-CE), relator-geral da lei orçamentária de 2020.

Em café da manhã com os parlamentares, os ministros do TST apresentaram memorial com as medidas adotadas, no âmbito da Justiça do Trabalho, para adequação aos limites estabelecidos pela Emenda Constitucional nº 95/2016, que estabeleceu o teto de gastos para a Administração Pública.

Redução de gastos

O presidente do TST e do CSJT afirmou que desde 2016 a Justiça do Trabalho tem se empenhado para adequar despesas. “Em 2016 tivemos um corte brutal no orçamento, que nos obrigou a reduzir gastos com pessoal, atividades e projetos, sem prejudicar a qualidade e a celeridade da prestação jurisdicional”, afirmou o ministro Brito Pereira, acrescentando que as medidas foram adotadas também para se adequar aos limites de 2020, ano em que não haverá mais aporte financeiro do Executivo.

Entre as medidas de contenção de despesas, destacam-se a renegociação de contratos (prestação de serviços, aluguéis e obras), a adequação dos horários de abertura e de fechamento dos prédios dos Tribunais para redução de consumo de energia elétrica e de água, a suspensão de projetos que demandam investimentos e a ampliação do teletrabalho, entre outras.

Parâmetros

Também foi apresentado aos parlamentares quadro comparativo entre a Lei Orçamentária de 2019 e a proposta orçamentária da Justiça do Trabalho para 2020, demostrando expressiva redução em todos os grupos de ações (pessoal, atividades administrativas e projetos).

“Considerando todo o esforço feito até agora, pedimos apoio de Vossas Excelências no sentido de que não haja cortes na nossa proposta. Ela foi construída para que os serviços sejam mantidos em 2020. Qualquer redução poderia afetar a prestação jurisdicional”, reforçou o presidente aos parlamentares, que se mostraram sensíveis ao apelo.

Fonte: Secretaria de Comunicação do TST