Getrin7 decide programação do Programa Trabalho Seguro para segundo semestre de 2019

Instituições que fazem parte do Grupo de Trabalho Interistitucional do Programa Trabalho Seguro (Getrin7) reuniram-se na terça-feira (27/8), na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), para definir a agenda do segundo semestre de 2019 e apresentar prestação de contas das ações desenvolvidos durante o ano passado.

O tema a ser trabalhado é “Violência no Trabalho: Enfrentamento e Superação”. Para um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargador Francisco José Gomes da Silva, o assunto é oportuno, porque houve um aumento de violências no ambiente de trabalho. “Aumentou a quantidade de trabalho infantil, de trabalho escravo, de acidentes de trabalho, principalmente no campo, onde estamos acompanhando a entrada de vários tipos de pesticidas que foram recentemente liberados. Tudo isso é preocupante, porque tem reflexo diretamente na vida dos trabalhadores”, ressalta o magistrado.

Após colher sugestões do grupo, o gestor regional definiu como ações prioritárias a realização de três seminários regionais: o primeiro em Sobral, na região norte do Estado; o segundo em Juazeiro do Norte, na região sul; e o terceiro seminário na região da Ibiapaba, centro-oeste do Ceará. Os três eventos, abordando a temática violência no trabalho, devem ser realizados até o final de novembro deste ano. Também ficou definida a produção de filme publicitário alertando trabalhadores sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individuais.

Prestação de contas
Um dos membros da Comissão de Apoio ao Programa Trabalho Seguro, servidor Osvaldo Severiano dos Santos, apresentou o relatório de atividades realizadas em 2018 e as metas cumpridas e as que faltam serem efetivadas no decorrer do ano. Foram realizadas dez ações direcionados aos públicos interno e externo, tais como seminários, palestras e campanhas publicitárias alertando servidores e trabalhadores de uma forma geral sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho.

Trabalho Seguro
O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho foi instituído em 2012 pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. O objetivo é unir esforços de Tribunais do Trabalho de todo o Brasil e de instituições públicas e privadas em prol da formulação e execução de projetos e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador.

Getrin7
O Grupo de Trabalho Interistitucional do Programa Trabalho Seguro reúne, além do TRT/CE, mais de 40 instituições públicas e privadas com o objetivo desenvolver ações e políticas públicas para combater acidentes de trabalho. Participaram do encontro as seguintes instituições: Ministério Público do Trabalho, Sindicato dos Motoristas de Caminhões, Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Instituto Frutal, Sindicato dos Corretores de Imóveis, Superintendência Regional do Trabalho, Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.